Nova pista de Rally passa por testes em Palmeira dos Índios

21/04/2018 - 21:31 - Atualizado em 21/04/2018 - 21:31
Pista de Rally fica em Palmeira dos Índios (Crédito: Assessoria)

Palmeira dos Índios tem sido umas das rotas mais procuradas de Alagoas para quem quer praticar o turismo de aventura. Neste sábado (21), na Serra das Espias, zona rural do município que faz a divisa com Pernambuco, pilotos de Rally das categorias UTV, moto, carro e quadriciclo, participaram de testes na nova pista, feita especialmente para a prática esportiva.

O percurso tem 10 quilômetros de extensão e foi experimentado por pilotos alagoanos do grupo Rally Prime, pernambucanos e sergipanos. A intenção das equipes é realizar, ainda este ano, uma competição Norte-Nordeste no município.

O piloto Marcos Vinícius, adepto da categoria UTV em Alagoas, veio ao município palmeirense pela primeira vez e aprovou a pista. “Essa foi a primeira vez que vim ao município de Palmeira e corri na pista feita há pouco tempo. A pista é excelente para quem curte o esporte de moto, UTV, carro e quadriciclo".

O evento teve apoio da Prefeitura de Palmeira dos Índios. O prefeito Júlio Cezar pegou uma "carona" como co-piloto de UTV e também aprovou a pista. “Estou muito feliz em ver Palmeira sendo procurada para a prática de diversas modalidades esportivas e para o turismo cultural e de aventura. Isso coloca o nosso município no calendário Nordestino da prática esportiva. Os pilotos aprovaram a pista, que realmente é muito boa para a modalidade, e querem fazer aqui uma competição Norte-Nordeste. Eles terão todo o nosso apoio para isso”, garantiu o prefeito Júlio Cezar.

O esporte

Rali, também conhecido como Rally ou Rallye, é uma forma de competição automobilística <wbr />disputada em vias públicas ou privadas, com veículos de produção modificados ou especiais como Pickups, caminhões motos <wbr />e automóveis convencionais. Este esporte se distingue por não ser disputado em autódromos, mas em um formato ponto-a-ponto no qual os participantes e seus co-pilotos, conhecidos também como navegadores, dirigem entre pontos de controle determinados (estágios), partindo em intervalos regulares a partir de um ou mais pontos de partida. Ralis podem ser vencidos por percorrer o trecho no menor tempo possível, no Rali de Velocidade, por percorrer o trecho dos estágios mais próximo possível de um tempo predeterminado Rali de Regularidade, ou por completar o número de voltas antes.

O UTV é a sigla para Utility Task Vehicle, ou veículo utilitário multitarefas, em inglês. Nas competições, é um intermediário entre um carro e um quadriciclo. A base e motorização são muito semelhantes ao quadriciclo, porém o UTV recebe o que no esporte a motor se chama de ‘gaiola’, aquela proteção tubular em torno do cockpit. Essa adaptação também permite que o UTV leve dois passageiros lado a lado. No caso, piloto e navegador.

Fonte: Assessoria