Futebol Nacional

Com direito a "olé", Macaca vence Timão por 2 x 0 e cola no G4

27/08/16 - 18h25
Marcos Ribolli

Sem ser ameaçada em qualquer momento da partida, a Ponte Preta fez um grande jogo na tarde deste sábado, e derrotou o Corinthians por 2 a 0 no Moisés Lucarelli. Roger e Clayson marcaram os gols da tranquila vitória da Macaca, válida pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro.

A vitória eleva a Ponte Preta, que está invicta há seis jogos, aos 34 pontos, três do G4, e mantém a equipe de Campinas na 7ª colocação ao menos até o jogo do Fluminense, que só "rouba" a lugar pontepretano caso vença o líder Palmeiras neste domingo. O Corinthians, apesar da derrota, se mantém na 3ª posição, com 37 pontos, mas depende dos tropeços de Flamengo, Santos e Grêmio para não ser ultrapassado.

Com direito a pontapé inicial de Dicá, ídolo máximo da Ponte Preta, a partida começou, e, ao que pareceu, apenas a Macaca entrou em campo. Com volume de jogo bem maior que o adversário, o time campineiro teve chance clara de abrir o placar logo aos 10 minutos, com Roger. O centroavante, porém, demorou para chutar e acabou batendo em cima do goleiro Cássio.

EXPULSÃO

Um fato que complicou, e muito, a vida do Corinthians, que já não vinha bem na partida, foi a expulsão do zagueiro paraguaio Balbuena. O defensor foi expulso depois de tentar segurar Roger, na entrada da área, e atrapalhou a finalização do atacante, que sairia em melhores condições, sozinho, para abrir o placar. Para recompor o sistema defensivo, Cristóvão Borges sacrificou Guilherme e colocou o zagueiro Pedro Henrique em campo.

Se com igualdade em número de jogadores em campo a Ponte já era notoriamente melhor, com um a mais o caminho para o gol ficou mais fácil. E ele veio aos 35 minutos, quando Cristian desviou cruzamento da esquerda e a bola sobrou para Roger, completamente livre de marcação, desta vez não desperdiçar e empurra para as redes para abrir o placar no Majestoso. O gol foi semelhante ao que o centroavante marcou na última quarta-feira, pela Copa do Brasil, contra o Galo.

Sem ser ameaçada no primeiro tempo inteiro, a Ponte Preta chegou perto de marcar o segundo gol no final da primeira etapa, com Clayson, que pegou rebote e acertou a trave esquerda de Cássio.

GOLAÇO!

A supremacia pontepretana do primeiro tempo seguiu na etapa final. O técnico do Timão, Cristóvão Borges, bem que tentou fazer o time jogar ao colocar Romero no lugar de Marquinhos Gabriel, mas o Corinthians continuou inoperante ofensivamente, sem ameaçar o adversário sequer uma vez e ainda não conseguiu impedir o segundo gol da Macaca, que veio em grande estilo com Clayson, aos cinco minutos.

O atacante, às vezes criticado pela torcida pontepretana, recebeu passe de Rhayner dentro da área, girou em cima da marcação e bateu de esquerda no ângulo direito de Cássio para marcar um golaço no Majestoso.

Como o Corinthians não dava nenhuma mostra de poder de reação, é possível dizer que o resultado do jogo foi definido logo depois do segundo gol pontepretano. Organizada, segura e superior em toda a partida, o time treinado pelo técnico Eduardo Baptista tirou o pé após o gol e, ao som de "olé" vindo das arquibancadas, administrou a vantagem com inteligência até o apito final.

PRÓXIMOS JOGOS

Na continuação do Campeonato Brasileiro, a Ponte Preta tem um páreo duro fora de casa, no Estádio Kléber Andrade, diante do Flamengo, no dia 7 de setembro, às 21h45. O Corinthians, por sua vez, recebe o Sport em sua arena no mesmo dia, em duelo marcado para as 19h30. Os confrontos são válidos pela 23ª rodada.