Futebol Nacional

Conheça origem de 8 expressões famosas usadas no futebol

23/02/17 - 21h54
Reprodução

“Esquerdinha ganha na corrida do volante, domina a bola e parte pra cima da zaga, bate no canto e marca! Nem o torcedor mais otimista contava com essa zebra”. Talvez a maior dúvida da frase anterior seja quem é o Esquerdinha. Porque volante, zaga, torcedor e zebra todo mundo sabe o que é. O que nem todo mundo sabe é porque volante é volante. Ou não sabia. Aqui, você vai encontrar uma lista de termos e suas origens pra te dar uma moral com o pessoal no bar.

Torcedor

Pela língua portuguesa, você é um fã do seu time. Um apoiador. Em Portugal, um adepto. O culpado por você ser um “torcedor” é Coelho Neto, jornalista carioca do início do século XX. Na época o futebol já era bastante elitizado, e mulheres muito elegantes acompanhavam o Fluminense nas arquibancadas. E elas torciam suas luvas durante o jogo. Há quem diga que por ansiedade, pelo calor ou até por conta dos jogadores mais bonitos. Fato é que foi esse gesto que inspirou Coelho Neto a chamá-las de “torcedoras” pela primeira vez.

Volante

Meio campo defensivo faz sentido. Cabeça de área é um pouco mais forçado mas também dá pra entender. Mas volante? Por volta de 1940, o jogador de meio campo era mais ofensivo, e eram raros os que, como o argentino Carlos Volante, jogavam mais recuados, ajudando a defesa. Quando uma lesão o afastou do time do Flamengo, o treinador rubro negro precisava explicar ao reserva o que fazer: “joga na posição do Volante”.

Zaga

Você pode pensar em beque, mas essa vem do nome original em inglês da posição, back (nota: expressões em inglês, como center half, eram frequentemente usadas no início do século). Zaga é muito legal: é a palavra em espanhol que define a última linha de uma tropa militar. “Zagueiro” é uma derivação.

Zebra

Zebra não é um termo exclusivo do futebol, mas a associação é forte. Vem do jogo do bicho. O jogo é composto por 25 animais. Nenhum deles é a zebra. Daí, quando alguém queria brincar dizendo que sairia um resultado impossível, dizia que ia “dar zebra” no sorteio.

Gol olímpico

Me dá um real todo mundo que achou que a expressão nasceu numa Olimpíada e eu fico rico. Até 1924, o gol direto do escanteio não era válido. Passou a valer após as Olimpíadas, cujo campeão foi o Uruguai. Em outubro daquele ano, a Celeste perdeu pra Argentina por 2×1. Um dos gols argentinos foi marcados por Cesário Onzari, se aproveitando da nova regra. Foi esse gol que os argentinos chamaram de “gol olímpico”, pra zombar dos uruguaios.

Chaleira

Vou te dar um segundo pra pensar qual a relação do lance com o utensílio doméstico. Se não achou, parabéns, não tem mesmo. Quem jogava a bola por cima dos adversários era ninguém mais ninguém menos que Charles Miller. Tanto que o lance era inicialmente chamado de “charles”.

Craque

Calma que essa é lícita. A origem é o turfe: os ingleses chamavam o melhor cavalo do páreo de “crack horse”. Daí pro futebol foi um pulo.

Trivela

Sabe aquelas fivelas do sapato social? Na cidade do Porto, elas eram chamadas de trivela, por cobrirem o espaço de 3 dedos do pé. Quando você bate de trivela na bola, bate exatamente com a parte do pé onde fica a trivela do sapato.