Futebol Nacional

Copa do Brasil: Palmeiras visita Grêmio pelo primeiro jogo das quartas de final

Os dois times já se enfrentaram quatro vezes nas fases finais da competição e cada um levou a melhor em duas oportunidades

28/09/16 - 15h47
Agência Grêmio

Acostumados a protagonizarem jogos decisivos nos mais variados campeonatos, Grêmio e Palmeiras vão escrever mais um capítulo na história dessa rivalidade nesta quarta-feira. Em partida válida pelas quartas de final da Copa do Brasil, os dois times se enfrentam a partir das 21h45, na Arena do Grêmio.

A partida de volta está marcada apenas para o dia 19 de outubro (quarta-feira), às 21h45, no Allianz Parque, em São Paulo. Assim como nas fases anteriores, o gol marcado fora de casa é o primeiro critério de desempate.

Os dois times já se enfrentaram quatro vezes nas fases finais da Copa do Brasil e o retrospecto é bem equilibrado. O Grêmio eliminou o Palmeiras em 93 e 95, se classificando para semi e quartas, respectivamente. O Palmeiras deixou o Imortal para trás em 96 e 2012 e, em ambas oportunidades, disputou a final.

MISTÉRIO TRICOLOR

Nesta terça, o técnico Renato Gaúcho fechou à imprensa a última atividade da equipe antes da partida. Os jornalistas que compareceram à Arena do Grêmio ficaram do lado de fora ao longo da primeira parte do treino. Quando os portões foram abertos, os jogadores já estavam apenas praticando cobranças de falta.

O mistério se deu por conta dos desfalques do Grêmio. Além de Everton, Negueba e Miller Bolaños, lesionados, Renato Gaúcho também perdeu no início desta semana o volante Maicon por problema muscular.

O jogador, no entanto, já havia ficado de fora da vitória contra a Chapecoense, no domingo, por suspensão. Por isso, Jailson deve seguir no time. No sistema defensivo, o lateral Edílson e o zagueiro Kannemann também devem atuar depois de terem cumprido suspensão no fim de semana.

BAIXAS NO VERDÃO

O Palmeiras encerrou na manhã desta terça-feira a preparação para o jogo de ida com o Grêmio com algumas baixas. O técnico Cuca divulgou a lista de 23 jogadores relacionados para o duelo e não incluiu Jean, Thiago Santos e Cleiton Xavier para o confronto em Porto Alegre, na Arena Grêmio.

Cleiton Xavier não será aproveitado porque só iniciou nesta terça-feira o estágio de transição física após se recuperar de um problema muscular. Thiago Santos ficará de fora por causa de problemas pessoais - o volante perdeu o seu pai. Além disso, a comissão técnica por poupar Jean em razão de desgaste físico.

Outro desfalque do Palmeiras, claro, será o goleiro Fernando Prass, em recuperação de cirurgia no cotovelo direito. Já o atacante Rafael Marques não participou do treinamento para tirar documentação em um consulado, mas viajará com a delegação para Porto Alegre.

Em compensação, o Palmeiras terá dois retornos diante do Grêmio. Cuca volta a ter à disposição o zagueiro Edu Dracena, que foi poupado no último fim de semana conta o Coritiba, e o volante Gabriel, que havia cumprido suspensão automática.