Futebol Nacional

Em casa, Fogão derrota Corinthians por 2 x 0 e aumenta jejum do rival

A última vitória do clube paulista no nacional foi contra o Sport, há quase um mês

01/10/16 - 18h50
Reprodução

O Corinthians completou cinco jogos sem vitória no Campeonato Brasileiro. Neste sábado, 1, o time caiu para o Botafogo por 2 a 0 no estádio Luso-Brasileiro, no Rio de Janeiro, pela 28ª rodada da competição. A última vitória do clube paulista no nacional foi contra o Sport, há quase um mês – de lá pra cá foram quatro derrotas, duas delas em clássicos, e um empate.

Nem mesmo a vitória na Copa do Brasil na última quarta-feira, por 2 a 1 contra o Cruzeiro, foi capaz de reanimar o elenco de Fábio Carrile, interino no clube. Com o resultado, o Corinthians se manteve com 41 pontos e vê o Santos abrir vantagem no G4, já que tem 48 na quarta posição. Do outro lado, o Botafogo chegou aos mesmos 41, mas saldo de gols pior do que os paulistas.

O JOGO

Durante a semana, Jair Ventura treinou o time da casa pressionado a saída de bola do Corinthians e conseguiu controlar os primeiros minutos de jogo. A zaga paulista sofria para acompanhar a movimentação principalmente de Neílton, que chegou a aparecer frente a frente com Walter no primeiro tempo. Mas o domínio carioca só se reverteu em bola na rede aos 23 minutos de jogo.

O próprio Neilton tentou uma jogada individual na entrada da grande área, mas acabou esticando demais. Sem desistir, ele dividiu com Yago e a bola sobrou para Vinícius Tanque, que dominou sozinho e serviu novamente Neilton. Com tranquilidade, ele esperou a saída de Walter e tocou por cima do goleiro. Balbuena até tentou cortar, mas errou a bicicleta.

Antes do apito final do árbitro, aos 38 minutos da primeira etapa, a defesa do Botafogo tentou um lançamento longo para o lado esquerdo. Fagner tentou cortar, mas ela acabou batendo em Diogo Barbosa, que também ficou frente a frente com Walter e bateu forte, no alto, sem chances para o goleiro. Ela ainda tocou no travessão antes de morrer no fundo das redes.

Mas o Corinthians teve a oportunidade de reagir já no início da etapa final, logo aos nove minutos de jogo. Marlone recebeu na grande área e tentou um chute cruzado, mas a bola bateu na mão do goleiro Emerson Santos. O assistente levantou a bandeira e confirmou a penalidade. Na cobrança, Marquinhos Gabriel procurou o canto esquerdo baixo, mas Sidão conseguiu espalmar.

Ainda atrás no placar, o time paulista ensaiou uma pressão fora de casa, mas sofreu para vencer a marcação do zagueiro Carli. Com a vantagem, o Botafogo passou a jogar no contra-ataque, buscando as laterais em velocidade, principalmente após a entrada de Pimpão pelo lado direito.

PRÓXIMOS JOGOS

O Corinthians já volta a campo no Campeonato Brasileiro na próxima quarta-feira, 5, às 21 horas, em confronto direto pelo G4. Isso porque recebe o Atlético-MG na Arena Corinthians, em São Paulo. Já o Botafogo terá uma semana para trabalhar, já que viaja para Florianópolis para enfrentar o Figueirense no estádio Orlando Scarpelli apenas no próximo domingo, 9, também pela 29ª rodada da competição.