Futebol Nacional

FPF confirma exclusão de Paulista e Batatais é o finalista da Copa SP

23/01/17 - 17h41

A Federação Paulista de Futebol (FPF) confirmou na tarde desta segunda-feira o que já era esperado desde o último final de semana, quando o Portal Futebol Interior noticiou em primeira mão - sendo seguido depois por outros veículos da imprensa - que o zagueiro Bendon estava defendendo o Paulista na Copa São Paulo de Futebol Júnior de forma irregular. Assim, o Galo do Japi foi excluído da competição e o Batatais é quem vai fazer a final contra o Corinthians, nesta quarta-feira.

"Para ser bem direto. O Paulista saiu da competição e o Batatais é o finalista junto com o Corinthians", disse o presidente do Tribunal de Justiça Desportiva de São Paulo (TJD-SP), Antônio Olim.

Uma reunião extraordinária foi realizada na manhã desta segunda-feira na sede da FPF, em São Paulo, quando ficou decidida a exclusão do Paulista de Jundiaí seguindo o artigo 25 do regulamento, que diz: "Caso seja comprovado, tanto durante quanto após a realização da competição, que algum atleta inscrito tenha participado com documentação adulterada ou informação falsa, o clube do atleta infrator será eliminado da competição em curso e poderá ser excluída de suas 5 (cinco) próximas edições".

Apesar de ter sido excluído da final, o Paulista não vai ficar de fora das próximas cinco edições da Copa São Paulo de Futebol Júnior. O TJD-SP acredita que o Galo do Japi não agiu de má fé na escalação irregular de Brendon, que utilizou a mesma documentação em outros clubes que passou, como o Nacional-SP, onde disputou um campeonato pelo Sub-20 no ano passado.

"Todos os documentos são frios, montados. O Paulista agiu de boa fé. Não é hora de punir mais o Paulista. A principal punição do clube é não disputar a final contra o Corinthians. Esse atleta, na verdade não pode ser chamado assim, mas sim de criminoso, acabou prejudicando os outros 25 jogadores. Caso lá na frente a gente descubra que o clube teve alguma culpa, aí vamos pensar em uma punição", explicou Olim.

SUMIDO

A FPF deu um prazo até às 14 horas desta segunda-feira para que dirigentes do Paulista se apresentassem na sede junto com o jogador, o que não acabou acontecendo. Isso porque Brendon simplesmente sumiu. A reapresentação do elenco foi nesta segunda e o zagueiro não compareceu, além de não ter atendido as ligações. Sendo assim, o empresário Alberto (ex-atacante de Palmeiras e Santos) e o clube fizeram um Boletim de Ocorrência contra o jogador no 3º Departamento de Polícia de Jundiaí.

"O Paulista tinha que apresentar até às 14 horas o jogador de futebol. Não foi apresentado, foi apresentado apenas um BO falando que ele estava desaparecido. Vamos tentar descobrir quem é esse Brendon, que ninguém sabe quem é", comentou o presidente do TJD-SP, que, entre outras provas, disse que o seu RG é do Ceará e que a certidão de nascimento estaria, segundo seus documentos, no livro 80 de registro do Rio de Janeiro. Entretanto, a página naõ existe nos registros cariocas.

ENTENDA!

Na última sexta-feira, o presidente do Batatais, André Toffetti, recebeu informações de atletas do futebol carioca de que Brendon Matheus A. Lima dos Santos estaria atuando de forma irregular, pois teria mais de 20 anos, idade limite para quem quiser disputar a Copa São Paulo de Futebol Júnior. No domingo de manhã, o Galo do Japi goleou o Fantasma da Mogiana, por 5 a 1, e se garantiu na final.

"Recebi a denúncia de que ele está jogando com documento falso, pois ele nasceu em 1994. Eu estou apurando isso, já notifiquei a FPF na sexta-feira, quando fiquei sabendo. Até porque, houve outros clubes que pedira para o quarto árbitro verificar a legalidade do atleta e nada foi feito. Então tomei a providência e estou aguardando um posicionamento da FPF", disse André Toffetti.

O zagueiro "gato" se chama na verdade Heltton Matheus Cardoso Rodrigues, nascido em 24 de março de 1994. Ou seja, ele tem 23 anos e não poderia ter disputado a Copa São Paulo de Futebol Júnior. O jogador, porém, vinha usando os documentos de Brendon Matheus Araújo Lima dos Santos, que está preso na cidade de São Gonçalo, no Rio de Janeiro, por roubou e tráfico de drogas. 

"Dizem que é primo. Se vocês colocarem a foto de um do lado da foto do outro vai ver que são muito parecidos. Eu acredito que sejam parentes", finalizou Antônio Olim.