Futebol Nacional

Verdão vence Fluminense em Brasília e fica na ponta pela 13ª vez

Palmeiras fez um grande primeiro tempo, e com gols de Dudu e Jean assegurou mais uma vitória

28/08/16 - 19h52
Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação

Com gols de Dudu e Jean, o Palmeiras se garantiu na liderança do Campeonato Brasileiro na tarde deste domingo ao vencer o Fluminense pelo placar de 2 a 0, em partida realizada no Estádio Mané Garrincha, pela 22ª rodada. Em 13 oportunidades, o time paulista terminou na ponta da tabela de classificação.

Com 43 pontos, o Palmeiras abriu três pontos de diferença para o Flamengo, que assumiu a vice-liderança. O Fluminense, por sua vez, viu cair uma invencibilidade de quatro partidas sem derrotas, e fica na oitava posição, com 31.

OLHO NO VERDÃO!
O Fluminense levou o jogo para Brasília, mas o mando de campo parecia ser do Palmeiras. Os torcedores alviverdes compareceram em peso no Mané Garrincha e apoiaram o time desde o hino nacional. Em campo, Cuca surpreendeu em escalar Gabriel. O volante, destaque do ano passado até sofrer uma grave lesão, deu suporte para Jean avançar e fazer a diferença durante os 45 minutos iniciais.

A melhor defesa do campeonato não suportou o rápido ataque do Verdão. Os primeiros minutos mornos se transformaram em pressão, até que Jean cruzou, Diego Cavalieri não achou nada, e Dudu, sem desacreditar do lance, se esticou todo para dar um leve toque na bola, que só parou no fundo das redes.

O Tricolor sentiu o baque e amoleceu, o Palmeiras cresceu. Dudu fez bela jogada pelo lado esquerdo de campo e cruzou. Moisés chutou em cima da defesa. Na sobra, Jean pegou de primeira e mandou no ângulo de Cavalieri, um golaço do lateral, com passagem brilhante pelo próprio Fluminense.

A equipe carioca teve ainda uma oportunidade de ouro de diminuir aos 30 minutos. No chutão de Cícero, Henrique "Ceifador" desviou e deixou Wellington de frente para o gol. O atacante tirou de Jaílson, que se recuperou no lance e fez um milagre, digno de Fernando Prass para salvar o Palmeiras.

Passado o susto, o Palmeiras se reencontrou no jogo, voltou a ser superior e poderia ter saído de campo com um placar ainda mais elástico. Tchê Tchê, da entrada da área, chutou por cima do gol. Erik, pelo lado esquerdo, obrigou uma grande defesa de Cavalieri.

SÓ SEGUROU
O segundo tempo começou movimentado. Levir Culpi foi logo fazendo duas substituições. Aquino e Marquinhos entraram para dar uma maior velocidade ao time do Fluminense, mas foi o Palmeiras que chegou ao gol. Gabriel Jesus recebeu sozinho na pequena área e só empurrou. O árbitro, porém, pegou impedimento do campeão olímpico e anulou também, na sequência, o lance de Marcos Júnior, que ia diminuindo o placar.

No toque de bola rápido, o Palmeiras envolvia o Fluminense. E só não fez o terceiro, pois a trave não deixou. Gabriel arriscou de fora da área e mandou no poste. Seu xará, Jesus seguia buscando o jogo, queria deixar o seu em seu retorno ao time após as Olimpíadas, mas não encontrava espaço. Com o tempo, o Verdão tirou o pé e só assegurou mias uma vitória no Brasileirão.

PRÓXIMOS JOGOS
Na próxima rodada, o Fluminense faz o clássico diante do Botafogo no dia sete de setembro, às 16h, no Luso-Brasileiro, no Rio de Janeiro. O Palmeiras tem pela frente o São Paulo no mesmo dia, às 21h45, no Allianz Parque, em São Paulo.