Futebol

Adílio e Peu representam Flamengo na reabertura de escolinha em Maceió

22/02/18 - 16h17
Paulo Victor Malta / Portal TNH1

Uma das principais referências em revelações de jogadores no futebol, o Flamengo está reabrindo nesta quinta-feira (22) a "Escolinha Fla" em Maceió. Para a reinauguração, o clube destacou ídolos como Adílio e Peu para representarem o Rubro-Negro. Ao lado dos craques, o coordenador geral de franquias do Flamengo no Brasil, Antônio Lima, destacou a importância do projeto. Veja no vídeo abaixo. 

Multicampeão pelo flamengo na década de 80, Adílio ressaltou o valor de poder ajudar novos jovens a alcançar o sonho de jogar futebol. Mais que isso, o craque flamenguista pontuou a responsabilidade em formar cidadãos. 

"É despertar o interesse das crianças. Nós também, como ex-atletas, sonhamos em ser um grande jogador. E fomos, realizamos um sonho. Para que eles também possam sonhar e realizar esse sonho de ser um grande jogador de futebol. Ou então um grande cidadão", opinou o ex-jogador que conquistou a Taça Libertadores da América e o Mundial de Clubes com a camisa rubro-negra em 1981, os Campeonatos Brasileiros de 1980, 1982 e 1983, entre outros troféus na época gloriosa do Flamengo. 

O alagoano Peu é outro que tem uma bonita história no clube carioca. Cria da base do CSA, Peu também participou dos principais títulos internacionais do Flamengo no início da década de 80. 

"Acho que é muito bom estar aqui participando, acompanhando a chegada dessa nova estrutura que vai acolher muitos jovens. Que eles possam fazer parte e seguir uma vida profissional, chegando ao nosso Mengão", comentou. 

Laços entre Flamengo e Alagoas

A história entre o Rubro-Negro e o Estado de Alagoas tem personagens marcantes no futebol. O maior deles é Edvaldo Alves de Santa Rosa, o Dida, que faleceu há 15 anos. Revelado no CSA, Dida chegou ao Fla na década de 50 e se perpetuou na Gávea. O alagoano defendeu a Seleção Brasileira e fez parte do elenco que conquistou a Copa do Mundo de 1958. Perdeu a posição "apenas" para o jovem Pelé à época. Zico, o maior ídolo do Flamengo, revelou abertamente em entrevistas que Dida era sua referência de jogador na infância.   

Com o passar dos anos, outros alagoanos fizeram história pelo Flamengo. Além de Peu, como citado anteriormente, o folclórico ex-atacante Aloísio Chulapa também defendeu a tradicional camisa rubro-negra. Regatiano, Chula iniciou a carreira no CRB e depois se transferiu para o Fla na década de 90.

O atacante Dênis Marques, campeão brasileiro em 2009, e o meia Arthur Maia, que faleceu no acidente aéreo da Chapecoense em 2016, também vestiram o uniforme do time carioca.  

Vinícius Júnior

Questionado sobre a atual joia rubro-negra, que foi negociada por aproximadamente R$ 164 milhões com o Real Madri e já marcou quatro gols neste Campeonato Carioca, Adílio não poupou elogios. 

"Jogador que despontou na escolinha. Grande garoto. Já sabíamos do potencial dele. Quando chegou em cima [profissional], o mundo todo ficou sabendo. Por isso hoje ele está indo para o Real Madri". 


(Foto: Gilvan de Souza / Flamengo)

Escolinha Fla

De acordo com a nova direção, a “academia da bola” funcionará em um complexo esportivo com estrutura moderna e três campos society. O empreendimento, que fica no Santos Dumont, vizinho ao Departamento de Estada de Rodagem (DER), será inaugurado nesta quinta-feira (22), às 18h. Estarão presentes no evento os ex-jogadores e campeões mundiais interclubes pelo FLA Peu, Adílio e Nunes. 

Segundo a Escolinha FLA, em Maceió, a academia vai contar com seis professores de educação física e também com os ex-jogadores Lino (que atuou como técnico profissional), e José Aldo (que jogou nos times pernambucanos Sport e Santa Cruz). O preparador de goleiros Adriano, que estava no Sub-20 do Bahia e teve passagens nas categorias de base do CRB e CSA, também compõe a equipe.