Futebol

Amizade, influência no mercado, atletas de Palmeiras e Bahia: Feijó volta ao CSA

19/10/16 - 15h20
Alysson Frazão / Ascom CSA

Questionado sobre o primeiro reforço do CSA para 2017, o superintendente de futebol Fabiano Melo respondeu: "João Feijó". O empresário alagoano está de volta ao futebol do Azulão. Sem cargo oficial na diretoria, ele é a principal peça nas negociações com possíveis contratações. O departamento de futebol é dirigido por Fabiano Melo, que trabalha em parceria com Rafael Tenório, João Feijó e o técnico Oliveira Canindé.

As primeiras novidades começam a aparecer: pré-contrato confirmado com o goleiro Mota (campeão da Série D pelo Volta Redonda), e três atletas do Palmeiras e dois do Bahia estão com empréstimos acertados com o time marujo. A informação foi passada pela assessoria de comunicação do clube.

João Feijó esteve na reunião do Conselho Deliberativo do CSA, na última noite, em um hotel no bairro da Ponta Verde. O empresário retorna ao futebol azulino a pedidos do presidente Rafael Tenório. 

"É uma situação de coração, nunca escondi de ninguém que o meu coração é azulino desde jovem. E também tem um fator, não sou mais jovem, me considero, mas a idade pesa um pouco. Tive alguns problemas mais sérios de saúde e quem estendeu a mão na hora que eu menos esperava foi o Rafael Tenório com a esposa e a família. Não existe dinheiro no mundo que pague essa ação do Rafael", iniciou Feijó, explicando que não tinha como negar a solicitação.


Reunião do Conselho Deliberativo do CSA ocorreu na noite da terça-feira (18) (Foto: Alysson Frazão / Ascom CSA)

"Semana passada eu não tive nem como responder, sou obrigado a acatar o pedido do Rafael porque o que ele fez por mim não vou conseguir pagar nunca, mesmo que venda tudo que tenho, porque é um sentimento de coração".

Confira os trechos da entrevista de João Feijó. 

Responsabilidades

"Eu aproveito e junto o útil ao agradável e vou tentar ajudar o CSA. Hoje é mais fácil montar uma equipe porque tem um presidente sério e que honra os compromissos. Todos das regiões Nordeste e Sul sabem disso. O CSA tem calendário, que é a Copa do Nordeste, Copa do Brasil, Alagoano e Série C. Qualquer atleta hoje fica mais fácil de trazer". 

"Só que eu tenho um perfil, todos sabem, gosto de trazer jogador bom, novo e barato. Dizia: "Rafael, você me disse que não errei em nenhuma contratação, e me transfere uma responsabilidade muito grande daqui para frente. O torcedor e a imprensa vão esperar que qualquer nome que eu venha falar, vão esperar que o jogador venha com uma qualidade muito boa". Vou ter que pensar muito para não errar. Vou ter que me policiar, me cercar dos bons amigos que tenho no futebol e tentar fazer o máximo pelo CSA".

Retorno dos atletas negociados

"Esses jogadores [Cleyton, Luis Soares, Douglas] estão jogando em clubes de Série B, as chances são grandes deles voltarem. Mas também vai depender da gente respeitar o momento que eles estão vivendo nos respectivos clubes. Se não vierem, não tem problema, vamos buscar outros do mesmo nível ou talvez melhor. Mas acredito sim que tem chances deles voltarem ao CSA".

Trabalho com a diretoria

"O CSA já fez as renovações. O Rafael me fez manter vários contatos com o Canindé, para que todos os nomes que fossem passados, logicamente, o Canindé participasse com a aprovação dele, que é fundamental por conta do esquema de jogo. Estou tranquilo, tenho vários nomes na carta. Estou muito em sintonia com o Fabiano Melo, que está me surpreendendo em termos de trabalho, muito bom o trabalho dele. Estamos guardando os nomes, mas temos um projeto praticamente pronto".

"Posso tranquilizar o Conselho Deliberativo, a torcida e a imprensa: o CSA está com um projeto bom para 2017 a nível de futebol". 

Reforços

"Tenho tranquilidade e confiança que o CSA vai trazer bons jogadores e vocês da imprensa vão gostar. Alguns são jovens ainda, desconhecidos do Nordeste, mas posso dar a certeza que são jogadores com chances de encantar vocês todos. Outros jogadores já têm currículo".

"Falei para o Fabiano relaxar, porque se algum nome não quiser vir, vou atrás de outro e trago. Por quê? Por causa do prestígio do Rafael Tenório e do CSA hoje. Estou altamente tranquilo e posso garantir a vocês que os atletas são de muita qualidade".

Elenco e jovens jogadores

"Foram renovados os contratos de 12 jogadores. A solicitação do Canindé é de 28 atletas no elenco. São quatro competições, tem que ter elenco forte. Vou conversar com o Rafael, ele está a par, vou tentar chegar aos 30, com autorização do Rafael e do Canindé. São competições fortes, jogadores são punidos com cartões e contusões. E nós podemos trazer jovens jogadores, a custo zero para o CSA, que é um dos pontos principais que quero dos clubes".

"Posso garantir que pelo menos seis nomes são de bom nível técnico e vem para o CSA a custo zero, como foi o João Paulo Penha. O custo é o aluguel do apartamento. São jogadores que vão encantar vocês, são jogadores staff. Tenho posicionamento positivo para eles virem. Pode ser que um desses nomes não venha, mas não estou preocupado porque vou lá e pego outro. E os outros são atletas jovens que pego no interior de São Paulo. Como poderia ser do interior do Ceará, como trouxe o Luis Soares. São atletas que vão complementar esse grupo".

Relação com Palmeiras e Bahia

[Jogadores] Têm chance do Palmeiras sim. Lembrem-se que sou muito amigo do Marcelo Sant"Ana [presidente do Bahia]. Ele recentemente em um programa do SporTV se tornou azulino. Veio várias vezes a Maceió. Me visitou no hospital quando o Bahia veio jogar contra o CRB. O Marcelo dava depoimento no SporTV e disse que anotassem o nome do CSA, que estava crescendo. Ou seja, ele criou um vínculo com o CSA, de simpatia, de gostar, isso pesa na hora de trazer um atleta. Chega-se no Marcelo, peço e ele libera na hora".

Jogador com "perfil CSA"

"A melhor propaganda que existe é o boca-boca. E o boca-boca que existe sobre o CSA no Nordeste e no Sul é muito bom. Fala-se que o presidente Rafael Tenório é cumpridor das obrigações, isso já é positivo. Quando se fala do calendário e da torcida do CSA, isso emociona qualquer atleta. Temos que ter cuidado".

"Só trazer jogador com perfil de CSA, da torcida do CSA. Jogador cadenciado, lento, tem que ter todo um cuidado porque esse tipo de jogador não vai dar certo no CSA. A torcida do CSA é o que vocês conhecem. Ela chora, grita, ri, aplaude, cobra do começo ao final do jogo. O atleta tem que ter esse perfil para ser cobrado e vestir a camisa do CSA. É ter esse pequeno cuidado para não trazer jogador fora do perfil do CSA". 

Proposta por Cleyton no jogo do acesso

"Vou dizer um fato, se abrir meu Whatsapp mostro a vocês [jornalistas]. O CSA jogava a última partida contra o Ituano, e no dia primeiro de setembro, três dias antes deste jogo, recebi no meu Whatsapp uma proposta de um agente português, de 750 mil dólares à vista pelo empréstimo de um ano do Cleyton para o campeão do Uzbequistão. Nós tínhamos dois dias para embarcar o jogador. A proposta foi formalizada".

"A cabeça coçou, coçou muito. Mas eu disse: meu Deus, se eu tirar o Cleyton agora, dias antes da decisão com o Ituano aqui em Maceió, eu acho que vou ser crucificado pelo resto da vida em Alagoas. Nessa hora temos que fazer opção. E aí a opção do coração bateu mais forte, que foi o CSA. Por coisas do destino, o Cleyton foi o homem que deu ao CSA a classificação. Tomei um prejuízo financeiro, mas o emocional foi muito bonito. Isso foi um detalhe".

Interesse em Josimar (ex-atacante do CSA)?

"Sinceramente não tenho intimidade com o Josimar, não o conheço. Conheço apenas de vê-lo jogar com a camisa do CSA. Particularmente não tenho conhecimento".

Amizade, influência no mercado, atletas de Palmeiras e Bahia: Feijó volta ao CSA
Amizade, influência no mercado, atletas de Palmeiras e Bahia: Feijó volta ao CSA