Futebol

Com cinco meses de gravidez, assistente vai trabalhar no clássico CRB x CSA: "Não é invalidez"

25/03/17 - 18h50
Arquivo pessoal

O Clássico das Multidões entre CRB e CSA neste domingo (26), às 16h, no Estádio Rei Pelé, válido pela última rodada da primeira fase do Campeonato Alagoano, vai marcar a despedida da árbitra auxiliar Brígida Cirilo Ferreira (CBF/AL) dos jogos oficiais nesta temporada. O motivo do afastamento? Ela está grávida, encerrando o quinto mês de gestação. 

Formada em educação física e casada com o também árbitro auxiliar Wagner José da Silva, Brígida contou ao PFC como foi o planejamento para a intensa rotina de gravidez e arbitragem.

"Na verdade não foi planejado, foi uma surpresa. Mas eu tive que ter a mente suficiente aberta para aceitar. Porque como você frisou, a nossa profissão exige tanto das mulheres, mas em algum momento eu ia querer isso. E se Deus enviou nesse momento, acredito que o tempo dele foi melhor que o meu. A partir do momento que soube que estava grávida, comecei um planejamento em cima da minha gravidez". 

"Fiz um planejamento com o preparador físico da arbitragem, juntamente com a nossa psicóloga e a Comissão de Arbitragem junto com minha médica. Só dei continuidade às minhas atividades porque minha médica, todos os meses do pré-natal, me dá um atestado médico de como estou apta normalmente a praticar atividades físicas. Nosso planejamento foi chegar até o finalzinho do quinto, indo para o sexto mês. Graças a Deus ocorreu tudo conforme o planejado", completou. 


(Foto: Arquivo Pessoal)

Aos 27 anos, a futura mamãe do pequeno Bruno Henrique explicou que se preparou mentalmente para o desafio de trabalhar em oito partidas oficiais neste ano e ressaltou que gravidez não significa invalidez.

"Antes de estar grávida, tínhamos que ter esse planejamento psicológico. Como você falou, os jogadores não querem saber. Grávida ou não, iriam reclamar do mesmo jeito. Quando entramos em campo, estamos focados para o jogo, para todas as situações, nos preparamos para todas as situações. A gente imagina qualquer possibilidade dessa adversidade. A gente já se prepara para isso. Não é novidade. E não é o fato de eu estar grávida que qualquer situação poderia me abalar. Dei continuidade porque tive esse acompanhamento psicológico, essa preparação psicológica. Acredito que uma gravidez não é invalidez". 


CRB e CSA jogarão sem torcida no Rei Pelé. Os clubes ainda cumprem punição imposta pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (Foto: Pei Fon / Portal TNH1)

Leia outros trechos da entrevista com a árbitra auxiliar Brígida Cirilo Ferreira. 

Preparação física e parto normal

"Meu planejamento do final do quinto para o sexto mês foi de acordo com a minha médica, meu preparador físico, minha psicóloga, inclusive com a Comissão. Foi um trabalho em equipe, de equipe, que teve todo esse processo. A gravidez não é invalidez. Uma mulher que está para esperar uma criança, ela pode fazer os trabalhos que vem fazendo naturalmente. Seria uma novidade se eu nunca tivesse feito isso, aí seria uma grande novidade. Aí que os médicos não recomendam, se eu nunca fiz isso, não seria na gestação que iria fazer". 

"Mas isso já faz parte da minha vida, da minha rotina. Desde 2012 eu participo de competições profissionais. Não é novidade, isso já faz parte da minha rotina, a atividade física. Inclusive vou parar agora, será meu último jogo da temporada, mas não vou parar minhas atividades físicas, continuarei com ela normalmente. Inclusive até para ajudar no parto mesmo, tentar fazer um parto normal e a atividade física contribui bastante".

Felicitações em campo

"Minha barriga começou a aparecer quando eu entrei no quinto mês. Ela deu um pulinho a mais. Mas até o quarto mês ninguém desconfiava que eu estava grávida. [Atuou recentemente com a barriga maior?] Já sim, o último CSA e Coruripe, eu estava em campo grávida". 

"Ninguém percebeu, o único que percebeu foi o zagueiro do CSA. Pelo fato de eu ter trabalhado em um jogo do CSA no início da temporada, um amistoso CSA e Confiança, ainda esse ano. o Campeonato não tinha começado ainda, eu acho que pelo fato dele me ter visto magra no início da temporada e nesse último jogo eu já estava um pouco mais forte. Ele veio me perguntar se eu estava grávida. Eu confirmei que estava grávida. Ele me deu os parabéns no campo de jogo e continuou o jogo normalmente. Foi o Douglas".


Zagueiro Douglas Marques, do CSA (Foto: Alisson Frazão / Ascom CSA)

Desafio de parar   

"Na verdade, eu tive que ter esse acompanhamento psicológico justamente para aceitar isso. O meu psicológico não precisou ser trabalhado para o campo de jogo, mas sim para aceitar esse momento de parar. A gente sabe que, quando ama o que faz, é difícil parar. Graças a Deus é por uma justa causa. É para o nascimento do meu filho, a união da minha família. Não é por causa de uma lesão, que seria muito pior". 

"Tive que ter esse preparo psicológico para parar. Nossa psicóloga Daniela, do estado, contribuiu bastante para essa aceitação e graças a Deus, pela confiança da Comissão, estou nesse jogo CRB x CSA. Estou muito satisfeita com essa temporada, mesmo que ela tenha sido curta para mim. Mas encerrar, como você disse, nesse jogo tão almejado é uma experiência única. Só posso agradecer a confiança que o estado de Alagoas está me dando, não só a comissão, como a a Federação também". 

Planos

"Profissionalmente é o meu último jogo do ano. Pretendo voltar ainda esse ano, mas o tempo que eu vou voltar já não vai ter mais competições profissionais, creio. Pelo menos aqui no estado. Pela CBF não vou ter teste físico. Inclusive meu planejamento com o meu preparador físico era de fazer o teste físico. Alagoas está indo para Sergipe na semana que vem para fazer o teste físico. Mas conversei com a comissão de arbitragem do meu estado, a psicóloga da CBF, o preparador físico e achei melhor não fazer porque eu não iria trabalhar do mesmo jeito, pelo fato de ter o resguardo, de ter o parto, esses meses que tenho que me resguardar". 

"Não posso fugir, tenho que me resguardar realmente. Achamos melhor não fazer esse teste físico agora. Mas pretendo voltar minhas atividades em setembro desse ano ainda, voltar a treinar e tal. E se caso surgir a oportunidade de fazer teste físico ainda esse ano, estarei preparada sim para fazer".