Futebol

Comprometido por suspensões, Dado tenta montar CRB: "Dúvidas imperam"

10/08/17 - 17h21
Douglas Araújo / Ascom CRB

A semana do técnico Dado Cavalcanti não tem sido nada fácil. O treinador do CRB perdeu Neto Baiano e Zé Carlos, suspensos, e viu o atacante Ytalo pedir desligamento do clube. A dor de cabeça para montar o setor ofensivo do Galo contra o Ceará continua.

Pelo terceiro cartão amarelo, Neto Baiano não enfrenta o Vozão. Já o centroavante Zé Carlos foi suspenso preventivamente pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva, por conta da briga com o jogador Bill, do América-MG, na pista atlética do Estádio Rei Pelé. Em entrevista coletiva na quarta-feira, no CT Ninho do Galo, na Barra de São Miguel, o técnico afirmou que ainda não escolheu quem vai jogar no ataque. 

"Também estou ansioso para definir isso. Ainda não consegui nesse treinamento ter uma definição. Tenho algumas opções, mas nenhuma delas é uma primeira opção. Todos eles podem fazer o setor. O Erick Salles pode ser o jogador que faça a função, mas não treinou [na quarta] por estar com virose. Vamos reavaliar amanhã. O Elvis acabou fazendo um pouquinho a função de falso nove. O Emaxwell é um atacante, não é de área, mas pode dar uma contribuição a mais naquele setor. Enfim, as dúvidas imperam ainda. Não está definida nossa equipe, principalmente nesse setor. Já sabia que seria assim. Tenho mais duas sessões de treino e espero ter a definição o quanto antes até para dar um pouquinho mais de confiança para o atleta que vai jogar", explicou.


(Foto: Douglas Araújo / Ascom CRB)

Outro problema que atormenta Dado é o julgamento de Flávio Boaventura. O zagueiro foi denunciado pelo STJD depois das ofensas pessoais ao técnico Argel Fucks, do Goiás. O jogador pode pegar gancho de um a seis jogos. 

"O Flávio é titular sim. Ele será julgado na sexta-feira. Havendo a condição de jogo, retorno com Flávio e  Adalberto. São meus zagueiros titulares desde que cheguei. Assumi essa dupla de zagueiros e tivemos uma sequência excelente enquanto os dois formaram a dupla. Vamos aguardar o julgamento na sexta. Mas já está definido que a ideia é usar o Flávio e o Adalberto. Caso o Flávio não tenha condições, joga o Audálio", adiantou.  

Por outro lado, o treinador conta com o lateral Eduardo e o zagueiro Everton, regularizados no BID da CBF nesta semana. 

O CRB realizou o último treino em Alagoas na manhã desta quinta e embarca para Fortaleza no final desta tarde. O Galo enfrenta o Ceará neste sábado (12), às 16h30, na Arena Castelão. A partida é válida pela 20ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro e marca o início do segundo turno. O Vozão tem 31 pontos e ocupa a quarta posição, enquanto o Regatas é o oitavo colocado, com 28 pontos.

Veja outros trechos da entrevista coletiva do técnico Dado Cavalcanti.  

Dudu vai para o jogo?

"Dudu é um jogador veloz. É de área, mas que cai muito bem dos lados. Não é um jogador preso, fixo. Tem um bom cabeceio, contribui nas bolas aéreas. Precisa ganhar um pouquinho mais de massa muscular, é normal. Precisa fortalecer a musculatura para aguentar o tranco. Quando ele sai da base para o profissional, o choque é muito grande. A valência física, força é desproporcional. Lá na base, ele segura dois moleques, aqui no profissional os zagueirões chegam por trás e acabam passando por cima. 

"Principalmente a mobilidade. O Dudu tem essa boa característica, é um jogador que chega bem na área, finaliza bem, sabe fazer gols. Vamos dar um pouco mais de sequência, mas aguardando um pouco mais, com cautela. Não é o momento dele para esse jogo". 

Yuri ou Rodrigo Souza?

"Para esse jogo, eu penso que o Rodrigo sai na frente principalmente pela ausência de referência [no ataque], vou perder um pouco de altura e até a questão da bola parada do Ceará, que é forte. O Rodrigo dá essa contribuição para mim. É um jogador de força, tem um bom passe, bom início de jogo e ajuda nas bolas paradas". 

Cobrança e atenção 

"Nas duas derrotas, as duas catástrofes da saída do jogo contra Goiás e Paraná, elas aconteceram exatamente nessa sequência. Jogos que iniciamos bem, estávamos muito bem fortalecidos com nossa defesa e lá para os 30 do primeiro tempo acabamos tendo deslize e tomando gol. O que foi mais difícil para conseguir um melhor resultado nas duas partidas foi ter tomado gols no início do segundo tempo". 

"Já tenho falado isso com nossos atletas, isso vem se repetindo e espero que não se repita mais. Porque nós temos iniciado bem os jogos. O nosso retorno para o segundo tempo tem sido um pouco ruim. Essa situação tem sido determinante para os jogos, foi assim que tomamos o terceiro gol do Goiás e o segundo gol do Paraná e que culminou exatamente nas duas derrotas difíceis que tivemos".