Futebol

CRB está garantido ao menos na preliminar do Nordestão 2019

16/12/17 - 14h35
Divulgação / CBF

As modificações no regulamento da Copa do Nordeste definiram os critérios de classificação para os próximos anos da competição. A partir de 2019 estarão classificados diretamente para o Nordestão os times que conquistarem o estadual em 2018, além dos clubes que estiveram melhor posicionado no ranking nacional de clubes 2018 da CBF, divulgado neste mês de dezembro. 

O regulamento informa que a edição de 2019 será disputada por 20 clubes e o primeiro critério de classificação é ser campeão estadual. O segundo critério credencia as três melhores federações ranqueadas com uma vaga para o melhor time posicionado em cada federação.

Nesse caso, Pernambuco (7º), Bahia (9º) e Ceará (10º) ficam com uma vaga cada diretamente na fase de grupos, beneficiando Sport (15º), Vitória (18º) e Ceará (27º). Os campeões estaduais são os outros participantes dos grupos. 


(Foto: Reprodução / CBF)

O mata-mata preliminar do Nordestão será definido pelos terceiro e quarto critérios. O terceiro premia as outras seis federações nordestinas que seguem o ranking: Alagoas (12º), Rio Grande do Norte (13º), Maranhão (15º), Paraíba (16º), Sergipe (17º) e Piauí (18º). Cada federação tem direito a uma vaga para o melhor clube ranqueado no próprio estado. 

De acordo com o ranking, essas equipes estão garantidas (caso não conquistem o estadual) na fase preliminar do Nordestão: CRB (36º), ABC (31º), Sampaio Corrêa (39º), Botafogo-PB (45º), Confiança (54º) e River (60º).

O quarto critério de classificação dá duas vagas na fase preliminar: uma para cada federação melhor ranqueada. O Santa Cruz (25º) e o Bahia (21º) são os segundos colocados nas respectivas federações e têm vaga garantida. 

Caso os clubes beneficiados com uma das vagas via ranking da CBF sejam campeões estaduais, a vaga ficará com o que estiver melhor posicionado logo atrás. Por exemplo: mesmo que o CRB não seja campeão alagoano em 2018, a vaga na fase preliminar está garantida. Caso o Galo conquiste o título, a vaga destinada a Alagoas para o mata-mata eliminatório ficará com o ASA (47º), que é o segundo melhor clube alagoano no ranking de 2018 da CBF. 

Para a Copa do Nordeste 2020, os critérios devem ser os mesmos, seguindo o ranking de 2019, que vai ser divulgado no final da temporada 2018.