Futebol

CSA, ASA e Coruripe disputam segunda vaga de AL no Nordestão 2019

23/03/18 - 18h45
Pei Fon / Portal TNH1

As semifinais do Campeonato Alagoano vão definir o segundo representante do Estado na Copa do Nordeste 2019. As modificações no regulamento do Nordestão definiram os critérios de classificação para os próximos anos da competição. A partir de 2019 estarão classificados diretamente para o Regional os times que conquistarem o estadual em 2018, além dos clubes que estiveram melhor posicionado no ranking nacional de clubes 2018 da CBF, divulgado em dezembro. 

Como o PFC publicou em dezembro passado, o CRB é o único alagoano confirmado na Copa do Nordeste do próximo ano. O Galo está garantido ao menos na fase preliminar da competição. O CSA só vai para o Nordestão 2019 se passar pelo ASA e for campeão alagoano diante do vencedor de CRB x Coruripe, que disputam a outra semifinal. 

Isso acontece porque CRB e ASA estão à frente do Azulão no ranking de clubes da Confederação Brasileira de Futebol, divulgado em dezembro de 2017. Segundo o novo regulamento, a Federação Alagoana de Futebol tem uma vaga garantida na fase de grupos, que é para o campeão estadual, e uma vaga na fase preliminar, que é para o time de Alagoas que tiver a melhor posição no ranking de clubes da CBF.

Melhor ranqueado, o CRB tem 3.991 pontos e é o 36º na lista da CBF. O ASA é o segundo melhor clube alagoano no ranking e ocupa a 47ª colocação, com 2.802 pontos. O CSA está na 59ª posição, com 1.521 pontos.

Cenários

Caso o CSA quebre o jejum de 10 anos e conquiste o Campeonato Alagoano, o time marujo estará classificado para a fase de grupos da Copa do Nordeste. Assim, o CRB entra na preliminar e vai precisar vencer um mata-mata para entrar na fase de grupos. A situação do Coruripe é igual a do CSA. O Hulk só vai para o Nordestão se for campeão. 

Se o Regatas conquistar o tetracampeonato, quem se classifica para a fase preliminar é o ASA, independente de passar ou não pelo CSA na semifinal. O cenário entre ASA e CRB se inverte caso o Alvinegro seja campeão alagoano. 


(Foto: Reprodução / CBF)