Futebol

CSA x Tombense não vai ter venda de bebida alcoólica, diz PM

22/09/17 - 11h51

O comando do policiamento montado para a segurança do jogo entre CSA e Tombense, que ocorrerá as 20h30 da próxima segunda-feira (25), informou que não será permitida a venda de bebidas alcoólicas durante a partida, nas dependências do Estádio Rei Pelé, em Maceió.

O tenente-coronel Neivaldo Amorim explicou em reunião na manhã desta sexta-feira (22) que vai aguardar um posicionamento da Prefeitura de Maceió, que vetou o Projeto de Lei da Câmara de Vereadores de Maceió, que autorizava a comercialização de bebidas em eventos esportivos. Para o oficial, “a bebida é uma potencializadora da violência”.

O problema é que o veto ao Projeto de Lei foi derrubado na Câmara de Vereadores de Maceió durante a sessão de ontem (21), mas ainda não foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM), com isso, segue proibida a comercialização.

Além disso, a PM citou o Estatuto do Torcedor, que no artigo 13 proíbe o porte de bebidas e outros materiais que possibilitem a prática de violência nos estádios.

Assista ao vídeo com a explicação do tenente coronel Monteiro para a proibição da venda de bebidas alcoólicas:

Na coletiva, o comandante disse ainda que os portões serão abertos as 17h30, e que os cerca de 13 mil ingressos disponibilizados para a partida foram vendidos, sendo assim, não haverá outro lote para comercialização. Além desse número, haverá cerca de 4 mil sócios-torcedores, que têm acesso ao estádio.

Setor visitante

No começo desta tarde, a direção do CSA confirmou que a diretoria do Tombense não solicitou oficialmente o espaço reservado para a torcida visitante no estádio Rei Pelé. Com isso, a área será disponibilizada para os torcedores azulinos. Apesar disso, a PM vetou nova venda de ingressos para a partida, sendo mantida a carga de 13 mil ingressos comercializados.

Trânsito

Já o bloqueio do trânsito no local seguirá o padrão já conhecido pelos alagoanos em outras partidas, onde o trânsito ficará interditado, a partir das 17h, na Avenida Siqueira Campos, em frente ao estádio no sentido Centro/Trapiche. Já na Rua Cabo Reis, o trânsito ficará interditado no sentido de quem vai para o Rei Pelé, onde será realizado um desvio obrigando motoristas a trafegar por trás do estádio, pela Ruas José Francisco Vieira/Lagoa Hotel (foto abaixo).

Veja o vídeo com a explicação da SMTT:

Dados do jogo:

O efetivo da Polícia Militar (PM) disponibilizado para fazer a segurança do jogo é de 411 militares, distribuídos no estádio e em seu entorno. Já no bairro de Jaraguá, onde a Prefeitura de Maceió irá disponibilizar um telão para transmissão, o policiamento será feito pela PM e Guarda Municipal, a partir das 18h até as 2h da manhã.

Acesso de menores

O acesso de menores ao estádio atende a portaria de número 08/95, da 28ª Vara Cível da Infância e Juventude que determina que é proibida a entrada e permanência de crianças desacompanhadas de pais ou responsáveis; que responsáveis deverão estar portando documento assinado pelos pais, e reconhecido em cartório; e que as crianças deverão portar documento original.

Já adolescentes, maiores de 16 anos, deverão portar documento de identificação original, com foto, para entrar no estádio.

Materiais Permitidos

  • Vestimentas do clubes;
  • Vestimentas das torcidas organizadas permitidas (com a apresentação da carteirinha da torcida;
  • Faixas das torcidas organizadas (conforme ofício)
  • Instrumentos musicais (conforme ofício)
  • Bolas de soprar;
  • Bandeiras individuais (4m²)

Materiais proibidos

  • Material da torcida Mancha Azul;
  • Bebidas alcoólicas;
  • Papel picado;
  • Capacetes;
  • Armas de fogo e armas brancas;
  • Fumaça sinalizadora;
  • Guarda-chuva;
  • Bastão de selfie;
  • Qualquer material que possa ser usado como arma;