Futebol

Definidos os adversários de CRB, CSA e ASA na Copa do Brasil

15/12/17 - 14h31
Fernando Alves / CBF

A Confederação Brasileira de Futebol sorteou os confrontos da primeira fase da Copa do Brasil na tarde desta sexta-feira (15). CRB, CSA e ASA, representantes de Alagoas na competição, conheceram os respectivos adversários na estreia da copa. 

No Grupo C, o Galo vai pegar o Dom Bosco-MT, que está no Grupo G. Já o Azulão e o Fantasma, que estão no Grupo D, enfrentam Manaus-AM e o Corumbaense-MS respectivamente. 

Com melhor posicionamento no ranking da CBF, os três times alagoanos jogam fora de casa em partida única e têm a vantagem do empate para passar de fase. 

Segunda fase

Quem se classificar no duelo entre CRB e Dom Bosco-MT, vai pegar o vencedor da partida Novo Hamburgo-RS x Paysandu. No confronto entre CSA e Manaus-AM, o próximo adversário na fase seguinte saíra do jogo Madureira-RJ e São Paulo. ASA e Corumbaense-MS estão no chaveamento de Globo-RN e Vitória. 

A CBF também sorteou os mandos de campo para a segunda fase. Em caso de classificação, o CSA joga em casa, enquanto CRB e ASA atuam fora. A segunda fase segue com partida única, mas desta vez sem vantagem de empate. Se o jogo terminar empatado, a decisão vai para os pênaltis. 

Mesma chave

CRB e CSA estão na chave 6 e podem se enfrentar caso avancem até a terceira fase da competição. Rivalidade apimentada no competição nacional. 


(Foto: Reprodução / CBF)

Regulamento

O Regulamento Específico de Competição (REC) da Copa do Brasil conta com duas novidades em relação ao de 2017. Com o formato mantido, o torneio não contará com gol qualificado em nenhuma das fases. Ou seja, os gols marcados na casa do adversário não valem mais como critério de desempate. Outra mudança que atende ao pedido dos clubes é a data limite para inscrição de jogadores, que foi ampliada do dia 24 de abril (2017) para 30 de julho (2018), antes das quartas de final. 

Oitavas de final

Dos 91 participantes, 11 clubes entram diretamente nas oitavas de final. São eles: Cruzeiro, Palmeiras, Grêmio, Santos, Corinthians, Flamengo, Vasco e Chapecoense (classificados para a Libertadores); Bahia (campeão da Copa do Nordeste 2017), Luverdense (campeão da Copa Verde 2017); e América-MG (campeão da Série B).