Futebol

Empresário explica parceria com o CSA e projeta venda de 50 mil camisas em 2018

05/12/17 - 21h18
TNH1

O CSA vai lançar a nova linha de uniformes no próximo dia 15 de dezembro e inovar com o investimento na marca própria. A realização da ideia surgiu em sociedade com a empresa MM Manager Sport, representada pelo empresário Alberto Maia, ex-presidente do Paysandu. Ele esteve nos estúdios da Rádio Pajuçara FM e concedeu entrevista para explicar como funcionará a parceria e quais produtos o Azulão passará a vender no mercado. 

O lançamento acontecerá no 15, a partir de 20h, no Stadium Maceió Shopping, no bairro de Mangabeiras. Os ingressos para o evento custam R$ 200 para sócios adimplentes e R$ 220 para quem não é associado. Além do acesso à festa, o bilhete dá direito a uma camisa da nova coleção.   

"A grande vantagem é que o clube vai ganhar muito mais. Estimamos um lucro de 8 a 10x mais do que o clube ganhava. O torcedor, ao comprar camisa, está ajudando o clube, porque todo mês os valores dos royalties serão repassados ao CSA. É mais uma verba que o presidente e a diretoria poderão contar para contratação e reestruturação", começou o empresário.

De acordo com Maia, inicialmente estarão disponíveis aproximadamente 300 produtos das mais variadas opções: de caneta, chaveiro e boton até conjunto de faca, espeto e tábua de churrasco com a marca do CSA.  

"[Rafael Tenório e Raimundo Tavares] Eles entenderam o negócio pelo empreendedorismo que eles têm. Está no sangue. Estamos implementando com toda força. Teremos linha casual, camisa gola polo de qualidade com a marca do CSA, linha fitness... Em janeiro chega esse material. Foram só 45 dias, mas já vamos ter aproximadamente 300 produtos na inauguração".

"Vários tipos de boné, porta-vinho de madeira, mesa de bar e cadeira com marca do clube, e a marca inovadora que o CSA vai lançar dia 15. Vai ter um leque de produtos. Lamentavelmente não teremos todos os produtos por causa do tempo, mas em janeiro normaliza. A linha infantil vai contar com protetor de berço, touca, luva, pezinho, blusa pequena, enfeite na porta do apartamento. Vamos dar uma oportunidade que o torcedor do CSA possa ter orgulho de vestir a sua marca".


A Numer foi a última empresa a distribuir o material esportivo do clube (Foto: Divulgação / CSA)

Veja outros trechos da entrevista

Uniformes e detalhes

"Esse processo criativo foi muito interessante. Estou vindo constantemente a Maceió desde setembro. Estávamos tratando há muito tempo dessa parceria. Reunido com a diretoria, mostrando os diversos modelo que nós teríamos. Trouxemos um leque de cinco modelos camisa 1, cinco modelos camisa 2. Fizemos um projeto todo de camisa falando do trajeto especial do CSA. Opções interessantes e até difíceis de escolher". 

"Já havíamos escolhido os modelos da camisa. A minha empresa vem acompanhando a opinião da torcida. Alô, torcida. A camisa é de primeira qualidade e não deixa a desejar para nenhuma camisa de clube de Série A que veste marca mundial. A camisa tem marca d"água, selo de segurança, furos a laser. A marca d"água é maravilhosa, que conta o momento especial que o CSA está passando". 

"Tem algo em 3D, que não posso falar, mas é muito especial. Garanto que o torcedor sairá muito feliz. Vamos apresentar todo o enxoval. Só não a camisa número três, que é desenhada estilo europeu e só será apresentada na véspera da Série B. Vamos apresentar os uniformes 1 e 2, calções, meiões, uniformes de goleiro". 

Tamanhos de camisa

"A torcida vem pedindo camisa grande porque não achava. Vamos ter camisa gg, 3g, 4g, 5g, 6g. Ou seja: lutador de sumô está garantido com a camisa dele (risos)". 

Apresentação 

"No lançamento, vamos avaliar a possibilidade de apresentar alguma coisa do que possamos ter. Toda aquela torcedora que faz academia, tem uma linha fitness fantástica. Inclusive uma atração nacional vai mostrar para eles. Daqui para segunda-feira vamos anunciar essa atração". 

"Temos todo o cuidado que o torcedor não perca esse momento. É um momento histórico. É o primeiro time de Alagoas que trouxe um campeonato nacional. A estrela está linda em dourado. Tenho certeza que a torcida vai se apaixonar. Acredito que seja o primeiro clube do Brasil que deu esse toque especial ao escudo". 

"Preparamos uma camisa toda desenhada ao momento histórico do CSA. Aconteceu o melhor que poderia acontecer, que foi o CSA ser campeão. Trabalhando de madrugada, nós mudamos a coleção toda porque a coleção tem que falar do campeão, do título. Em cinco dias mudamos a coleção. Há uma parte do tecido que é importada para que o torcedor veja a qualidade do material. Os presidentes [do Executivo e Conselho Deliberativo] aprovaram a coleção que nós trouxemos. Tenho certeza que o torcedor vai ter a satisfação de usar a marca".

Como funciona a parceria? 

"A dificuldade quando você lança um projeto desse é muito grande. Às vezes se pensa que é muito fácil criar uma marca. Nós não criamos marca própria. O nome do nosso negócio é parceria justa. Entendemos o que devemos fazer com o clube. O mais importante do clube é sua marca, seu escudo. Diante disso, a dificuldade que se tem são os parceiros que fabriquem, confiem no projeto para te venderem e entregarem a mercadoria". 

"A MM entra com todo projeto e o CSA com a marca, que é o mais importante. Temos uma parceria muito forte. Não podemos falar mais detalhes em virtude do contrato que impede. O CSA vai ganhar, no mínimo, até porque confio na torcida e o presidente do CSA tem certeza disso, que o clube vai ganhar de 8 a 10x mais. Estamos fazendo a projeção de se vender durante o ano no mínimo 50 mil camisas".

Vendas online e no interior

"Temos o site pronto. Estamos aguardando chegar todos os produtos para que possamos fornecer. Teremos o e-commerce. Não está funcionando porque ainda tem muita mercadoria para chegar. O eixo São Paulo-Sul para a partir do dia 15 de dezembro, então dificulta muito. Mas sobre as vendas online, se alguém quiser comprar a camisa do CSA lá nos Estados Unidos, colocaremos no Sedex e enviaremos". 

"Estamos tentando fechar parceria com uma rede de lojas no interior de Alagoas para que ela propicie essa venda também". 

Combate à pirataria

"Coisa que acompanhei aqui na decisão do Campeonato Brasileiro. Fui numas cinco lojas e não encontrei uma camisa do CSA para ser vendida. Estão chegando 10 mil camisas para o torcedor ter seu manto sagrado. O mais importante primeiro são os parceiros no projeto. Enxergamos no CSA uma diretoria séria, competente e empreendedora". 

"Seremos muito rigorosos, o jurídico da MM vai trabalhar em conjunto com o do CSA para fazer um trabalho intensivo contra pirataria. Quem fabrica, quem comercializa, vai sofrer as penas da lei. Aquele que fabrica, vamos descobrir onde fica a fábrica, registrar uma queixa-crime e acompanhar o desenrolar nas áreas cível e criminal. Fazer com que aquela pessoa que está ganhando dinheiro ilegalmente com a marca do clube pague por isso. Seremos implacáveis com a pirataria". 

"Farra da venda de camisas não legalizadas. É um negócio incrível. Isso também se dá quando o torcedor não tem a opção de ter o produto para comprar". 

Camisa 1 no evento

"Vamos ofertar ao torcedor a camisa número 1. São 10 mil camisas. Em janeiro já vai ter a camisa número 2. A partir de janeiro o torcedor terá à disposição a camisa, tendo na parte de trás apenas o espaço para colocar o número, na loja ele vai escolher. E pode personalizar o nome. O torcedor que vai comprar agora e quiser colocar o nome depois, não tem problema. Em janeiro ele retorna à loja e coloca". 

Sonhos

"Estamos tentando firmar uma parceria com a empresa de motocicleta, que fabrique uma moto com a marca do clube. Existe muita coisa para sonhar".