Futebol

Estádios alagoanos recebem campanha ‘Paz nos Estádios’ da Selaj

10/03/18 - 10h35
André Palmeira/Agência Alagoas

Rivalidade, confusão, invasão de campo, selvageria e intolerância ofuscaram gols, dribles e até mesmo a alegria pela conquista de um título. O medo se tornou constante e afastou os torcedores dos estádios alagoanos.

Buscando resgatar a sensação de segurança e bem-estar nas arquibancadas, o Governo de Alagoas, por meio da Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude (Selaj), realiza a campanha ‘Paz nos Estádios’. As ações acontecem em diversas competições, como Copa do Brasil, Campeonato Alagoano e Copa do Nordeste.

Para o repórter esportivo Warner Oliveira, valores precisam ser resgatados, por isso considera indispensável campanhas dessa relevância. “Quando os artistas do espetáculo encabeçam o projeto torna-se mais importante”.

E os resultados já começaram a aparecer. No jogo entre CSA e CRB, válido pela 8ª rodada do Campeonato Alagoano, cenas de vandalismo vividas em anos anteriores deram lugar a um clima de paz. As duas torcidas aderiram o objetivo da ação, cada uma dentro de suas características fazendo a festa com cânticos de incentivo aos seus clubes, sem espaço para violência e dando oportunidade para o retorno das famílias nas torcidas.

Jogadores gravando vídeos, entrando com faixas e a entrega de panfletos e adesivos nos arredores dos jogos pedindo por paz fazem parte da iniciativa.

O empresário Lumário Rodrigues, torcedor azulino, 62 anos, lembra que, antes, até jogava laranja nos amigos regatianos, e era tudo levado na esportiva. “Há pouquíssimo tempo ficava difícil até vir com a camisa do seu próprio time. Mas essa campanha é essencial para resgatar este clima de paz”.