Futebol

Relembre: ASA vai bem na Copa do Brasil, mas encerra ano com rebaixamento

31/12/17 - 08h00
Gazeta Press

A temporada 2017 da Agremiação Sportiva Arapiraquense foi escrita com altos e baixos. Na primeira parte do ano, o Alvinegro conquistou o terceiro lugar do Campeonato Alagoano e realizou uma das suas melhores campanhas na Copa do Brasil, chegando à terceira fase da competição. Porém, em um segundo momento da temporada, a equipe alagoana amargou o pior desempenho entre os times que participaram da Série C do Campeonato Brasileiro, o que culminou no rebaixamento para a quarta divisão.

O TNH1 escolheu alguns dos períodos mais relevantes do ASA no ano e apresenta a retrospectiva do Fantasma em 2017.

Copa do Brasil: ASA iguala melhores campanhas

Tradicionalmente, quando a Copa do Brasil está em jogo, o ASA costuma surpreender as equipes consideradas da elite do futebol brasileiro. E este ano não foi diferente. O clube arapiraquense fez uma das suas melhores campanhas no torneio nacional e, de quebra, voltou a eliminar um time que disputa a Série A do Campeonato Brasileiro.


Raça e determinação: ASA buscou empate no fim contra Ferroviária-SP (Foto: Hélter Torres / Os Campeões da Bola)

Na primeira fase, o Fantasma visitou a Ferroviária, em Araraquara-SP, e arrancou o empate em 1 a 1. Como o novo regulamento da competição previa que as duas fases iniciais acontecessem em um jogo único, com a vantagem do empate para a equipe visitante, o Alvinegro tirou proveito da situação e garantiu a classificação. 

No duelo seguinte, o time de Arapiraca encarou o Coritiba, no Couto Pereira. A equipe comandada por Maurílio Silva não tomou conhecimento do favoritismo do Coxa, e com gols do zagueiro Eron, de cabeça, e do atacante Leandro Kível, de falta, voltou para Alagoas com a vaga na terceira fase.


Gigante no Sul: ASA desbancou o Coritiba no Couto Pereira (Foto: Gazeta Press)

Mas, após dois empates sem gols com o Paraná, o ASA foi eliminado na disputa por pênaltis, na Vila Capanema. O placar foi de 4 a 1 para o Tricolor. A campanha na competição rendeu boa premiação ao clube. 

Em 2013 e 2015, o Alvinegro também havia chegado ao terceiro chaveamento da Copa do Brasil. Na ocasião, o Fantasma eliminou times como o Santa Cruz, Ceará e Vitória durante as campanhas. Já em 2002, o ASA ficou nacionalmente conhecido após despachar o Palmeiras, em São Paulo, em partida válida pela primeira fase do torneio.

Campeonato Alagoano: 3º lugar e vaga na Copa do Brasil 2018

Após dividir a melhor campanha da primeira fase com o CSA, o Fantasma chegou a desbancar o time azulino na classificação do hexagonal - o segundo chaveamento da competição - e garantiu a vice-liderança, ficando atrás apenas do CRB.

Quando o Estadual chegou à fase do mata-mata, a Agremiação Sportiva Arapiraquense caiu diante da equipe maruja. Após o empate em 1 a 1 no jogo de ida, no Rei Pelé, o Alvinegro foi eliminado depois de perder por 2 a 1 em casa e deu adeus ao sonhado oitavo título estadual.


(Foto: Jaílson Colácio / Ascom Murici)

Apesar de não conquistar a taça, o time de Arapiraca venceu a disputa do 3º lugar, que não representava apenas um duelo por uma melhor posição no campeonato, mas como também um espaço na Copa do Brasil, em 2018. O Murici foi a vítima.

A queda de Maurílio Silva

Conhecido pelo bom trabalho no futebol cearense nos últimos anos, o técnico Maurílio Silva foi contratado para repetir o feito na “Terra do Fumo”. Mesmo com um time considerado limitado, Maurílio conseguiu aplicar um esquema tático que ofereceu resistência para a maioria dos clubes enfrentados no primeiro semestre.


(Foto: Ascom ASA)

Ao todo, foram 13 vitórias em 19 jogos no estadual e uma desclassificação de forma invicta na Copa do Brasil, com três empates e uma vitória. Ele ainda foi eleito o melhor técnico do Campeonato Alagoano 2017.

O bom desempenho de início não foi suficiente para manter o comandante durante a Terceirona. Após três derrotas nos quatro primeiros jogos da Série C, o treinador entrou em um acordo com a diretoria do ASA e finalizou a sua primeira passagem pelo clube.

Marcelo Vilar não resolveu

Marcelo Vilar foi anunciado pelos dirigentes alvinegros e encontrou a equipe na penúltima posição no grupo, na área de descenso. Experiente, o novo treinador tratou logo de afirmar que o clube iria voltar aos bons momentos.


Marcelo Vilar (à direita) (Foto: Ascom ASA)

Porém, não foi o que aconteceu. O comandante conquistou apenas uma vitória no comando do Fantasma e se desligou do time de Arapiraca logo após o rebaixamento.

Série C: Troca de treinador, campanha fraca e rebaixamento

O fraco desempenho do Alvinegro na Série C do Campeonato Brasileiro custou caro para o clube. Com apenas duas vitórias em 18 confrontos, o ASA fez a pior campanha do torneio e disputará a Série D em 2018.

Após o empate sem gols com o Botafogo-PB, no dia 1º de setembro, em João Pessoa, o time de Arapiraca desceu de divisão.

Ainda vale ressaltar que o Fantasma não triunfou no returno do Grupo A e somou apenas três pontos nos últimos nove jogos. Os prejuízos com as rendas das partidas ajudam a explicar a queda do Alvinegro no Campeonato Brasileiro.

Leandro Kivel, o artilheiro

Aos 34 anos, Leandro Kivel foi o destaque do Alvinegro nesta temporada. O centroavante marcou 18 vezes em 35 jogos. No estadual, Kivel fez 10 gols e se sagrou o vice-artilheiro do torneio. Assim, ele foi presença indiscutível na Seleção do Campeonato Alagoano.

Já na Copa do Brasil, um dos dois gols marcados pelo atacante foi na vitória sobre o Coritiba, no Couto Pereira. Um belíssimo gol de falta, marcado nos acréscimos do segundo tempo, onde decretou a classificação do Fantasma. 

Mesmo com a fraca campanha na Terceirona, o camisa 9 emplacou oito gols e ajudou o Alvinegro a somar alguns pontos. No entanto, não o bastante para evitar a queda da equipe arapiraquense para a Série D.
Neste fim de temporada, o jogador foi anunciado como reforço do CSA e vestirá a camisa azulina em 2018.

Fumeirão de cara nova

O ano de 2018 pode reservar novidades para o ASA. A prefeitura de Arapiraca apresentou para a diretoria alvinegra um projeto voltado para a ampliação e modernização do Estádio Coaracy da Matta Fonseca, conhecido como Fumeirão.


(Foto: Divulgação / Secom Arapiraca)

O planejamento visa o fim das arquibancadas chamadas “charmosinhas”, no setor leste do estádio, e a construção de um canal de ligação direta entre os vestiários – dos donos da casa, visitantes e arbitragem – com o campo de jogo. No local também há a perspectiva da criação de camarotes para o torcedor. 

Aposta em Luiz Paulo

Para o ano que vem, a diretoria tem que ser criativa por conta das dificuldades financeiras. O ASA aposta na juventude do técnico Luiz Paulo e na experiência do diretor Freitas Nascimento para superar os problemas e ter um time competitivo em 2018. 


(Foto: Nasário Junior / Rádio Pajuçara FM)