Gente Famosa

Apple faz parceria com Oprah para produzir programas

15/06/18 - 22h38
Reprodução

A Apple anunciou nesta sexta-feira (15) uma parceria com apresentadora Oprah Winfrey na criação de programas para o novo serviço de vídeo por assinatura que vai lançar.

A empresa não ofereceu detalhes sobre os conteúdos que serão produzidos.

Em um comunicado, disse apenas que juntos, Apple e Oprah, "criarão programas originais que abraçassem a incomparável capacidade [da apresentadora] de se conectar com o público em todo o mundo".

A Apple tem investido no negócio de conteúdo, assinando acordos com produtores e atores para a criação de programa que serão disponibilizados no seu serviço de vídeo, ainda sem data de lançamento.

O jornal The Wall Street Journal diz, citando pessoas familiarizadas com os planos da empresa, que a plataforma deve estrear no próximo ano.

Nos últimos meses, de acordo com o jornal americano, a Apple fechou acordos com a atriz e produtora Reese Witherspoon, a comediante Kristen Wiig e os diretores J.J. Abrams e M. Night Shyamalan.

Eles estão contribuindo para os mais de dez projetos de vídeo com os quais a Apple se comprometeu desde que alocou, no ano passado, US$ 1 bilhão (R$ 3,73 bilhões) para a programação exclusiva.

A fabricante do iPhone se junta a outras companhias de streaming e tecnologia que têm investido no modelo, contratando grandes talentos de Hollywood.

Essas celebridades normalmente trabalham com empresas tradicionais do meio audiovisual.

A Netflix, por exemplo, assinou acordos com os produtores Ryan Murphy e Shonda Rhimes, avaliados em várias centenas de milhões de dólares.

Além disso, a gigante de streaming estava em negociação com o ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama a produção de uma série de programas.

A Apple não esclareceu como será a distribuição dos programas ou se haverá cobrança pelo serviço.

O WSJ afirma ser esperado que a empresa crie uma oferta de assinatura que agregue acesso à programação com o armazenamento do iCloud e outros serviços, como assinaturas de revistas, de acordo com pessoas familiarizadas com os planos da Apple.

Segundo essas pessoas, diz o jornal, o vice-presidente sênior da Apple, Eddy Cue, que supervisiona os serviços, reorganizou recentemente sua equipe e deu ao ex-executivo da Time Warner Peter Stern a responsabilidade de supervisionar as operações comerciais dos produtos.

Stern deve trabalhar com Jamie Erlicht e Zack Van Amburg, que foram contratados no ano passado pela Sony para supervisionar a programação original, elaborar planos de assinatura para o conteúdo de Hollywood e outras ofertas da Apple.

Oprah é uma das apresentadoras mais populares dos Estados Unidos. Seu programa The Oprah Winfrey Show ficou no ar durante 25 anos na TV aberta americana. Além de apresentadora, ela é atriz e empresária.