Gente Famosa

Estátua bizarra de Cristiano Ronaldo vira piada na internet; veja as reações

30/03/17 - 10h49
Reprodução Canaltech

Se tem uma coisa que a internet faz muito bem é não perdoar. Basta um único vacilo para que as redes sociais façam um alvoroço gigantesco em torno de qualquer assunto. E memes, é claro. Não há notícia bizarra que não venha acompanhada de uma tonelada de montagens e brincadeiras, como aconteceu recentemente com a medonha estátua que deveria homenagear o jogador português Cristiano Ronaldo.

Tudo começou quando alguém teve a ideia de mudar o nome do aeroporto da Ilha da Madeira. Como o atleta é o filho mais ilustre dessa ilha no meio do oceano Atlântico, decidiram batizar o espaço de Aeroporto da Madeira Cristiano Ronaldo. Para isso, o jogador foi chamado para participar de uma cerimônia especial em que, além de todo o protocolo festivo, eles revelaram a construção de um busto para completar a homenagem. Construída pelo escultor madeirense Emanuel Santos, a peça foi colocada em lugar de destaque dentro do aeroporto.

O problema é que não lembra Ronaldo em nada. Considerado por muitos como um dos esportistas mais bonitos do mundo, Cristiano Ronaldo foi representado como uma mistura de Sloth, do clássico Goonies, com alguém que parece estar sofrendo muito por dentro. Tudo isso com um sorriso dolorido e um olhar meio torto. Por mais cruel que seja ironizar o trabalho do artista, não há como não rir do resultado final.

Ainda assim, Santos veio em defesa de sua obra. Segundo ele, o busto foi criado em três semanas e diz que, apesar da zoação pesada que a internet fez sobre o caso, Ronaldo se mostrou muito feliz com a homenagem. O artista conta que a iniciativa de fazer a estátua foi dele e apresentada à direção do aeroporto, que gostou da ideia e aceitou a sugestão. O trabalho teria sido acompanhado pelo irmão do jogador, que fez algumas sugestões para fazer com que a peça ficasse mais próxima do real, como a adição de algumas marcas de expressão, as quais ele descreveu como sendo algo característico de quando o atleta sorri. De acordo com o escultor, o irmão do atleta aprovou o resultado final e enviou as fotos a Cristiano Ronaldo, que também deu seu aval.

Ainda assim, o desastre logo acabou se transformando em combustível para piadas na internet. Milhares e milhares de memes começaram a surgir com a estátua, além de uma infinidade de montagens. Teve quem comparou o trabalho do escultor com a famigerada restauração do quadro de Jesus ou tentou arrumar o estrago fazendo com que o material original se aproximasse de sua reapresentação. Enfim, como sempre, não faltou criatividade. Para Emanuel Santos, é apenas uma questão de gosto e que o que realmente imposta é o impacto da obra — e isso realmente aconteceu, para bem ou para mal.

Confira as melhores reações: