Gente Famosa

Lúcio Mauro Filho ‘renega’ Dia dos Namorados criado pelo pai de João Dória; entenda

16/02/18 - 18h06
Reprodução/Instagram

Em seu perfil no Instagram, o ator Lúcio Mauro Filho publicou um “textão” criticando o Dia dos Namorados comemorado no dia 12 de junho, e enaltecendo o Dia de São Valentim, celebrado no dia 14 de fevereiro. O motivo: o filho do criador da data comemorativa brasileira é o atual prefeito de São Paulo, João Dória.

“Resolvi descobrir quem diabos havia inventado o dia dos namorados do Brasil (12 de junho). Tomei um susto! João Doria! Não era possível! Que plástica fantástica fez esse homem pra ter inventado há tantos anos a comemoração!”, publicou o ator. “Vi então que na verdade foi seu pai, o grande publicitário e político, que inventou a data para movimentar o comércio no mês de junho que não tinha nenhum feriado! Com todo respeito ao ilustre publicitário, mas eu que não vou dar moral nem pra ele, muito menos pro filho dele!”, completou.

Todo mundo postando foto, celebrando o dia de São Valentim! Eu adoro os santos daqui dos trópicos e confesso que não sei nada sobre esse gringo! Fui no Google pra descobrir um pouco sobre ele, antes de aderir às homenagens. Soube que na Roma Antiga, o Bispo Valentim lutou contra as ordens do Imperador Claudio II, que havia proibido casamentos durante as guerras, pois acreditava que homens solteiros eram melhores combatentes. Diz-se também, que o 14 de fevereiro marcava a véspera da festa anual em honra a deusa Juno (da mulher e casamento) e Pan (deus da natureza). Já comecei a gostar desse dia! Mas ainda encuquei com o fato de no Brasil, comemorarmos o dia dos namorados em junho. Achei que podia ser uma influência portuguesa, mas vi que por lá eles também comemoram o 14 de fevereiro. Resolvi descobrir quem diabos havia inventado o dia dos namorados do Brasil (12 de junho). Tomei um susto! João Doria! Não era possível! Que plástica fantástica fez esse homem pra ter inventado há tantos anos a comemoração! Vi então que na verdade foi seu pai, o grande publicitário e político, que inventou a data para movimentar o comércio no mês de junho que não tinha nenhum feriado! Com todo respeito ao ilustre publicitário, mas eu que não vou dar moral nem pra ele, muito menos pro filho dele! Já tô amando o 14 de fevereiro! Viva São Valentim! Viva os namorados! É isso minha namorada! Essa foto é uma prova inconteste de que continuamos namorando, há vinte anos! Te amo! ❤️🙏🏼✨ #diadesaovalentim #valentinesday

Uma publicação compartilhada por Lucio Mauro Filho (@luciomaurofilhooficial) em

Nos Estados Unidos e em boa parte da Europa, o Dia dos Namorados é comemorado no dia 14 de fevereiro. É a festa de São Valentim, um mártir da igreja que foi assassinado no ano 269. No Brasil, o 12 de junho foi escolhido por João Agripino da Costa Doria, pai de João Doria Junior, para impulsionar as vendas da rede de lojas de roupas Exposição – Clíper.

O Dia das Mães garantia os lucros de maio. A data era popular no Brasil desde a década de 1910, mas apenas nos anos 1940 havia se tornado um fenômeno comercial. Faltava um fenômeno parecido em junho. Foi quando João Doria teve a sacada de relacionar uma nova data ao santo casamenteiro, Santo Antônio.

O anúncio impresso ignorava o fato de que, em quase todo lugar, o dia dos namorados é comemorado em fevereiro: “Êste (sic) é o dia em que no mundo inteiro as criaturas que se amam trocam juras de amor e ternos presentes...” E finalizava: “Não se esqueçam: amor com amor se paga”.