Gente Famosa

Thiaguinho lança álbum com versões para pagodes gravados nos anos 1990 e 2000

17/06/18 - 12h00
Reprodução

Um só não foi suficiente. Depois de lançar, no ano passado, o "Tardezinha", trabalho ao vivo em que interpretava clássicos do pagode, o cantor Thiaguinho acaba de apresentar o segundo volume, com mais músicas conhecidas dos anos 1990 e 2000.

"Tardezinha 2" pode ser ouvida na página de plataformas digitais de Thiaguinho. Em julho, o CD e o DVD estarão nas lojas em versão física. Essa segunda versão, gravada em um show no Rio de Janeiro em abril deste ano, tem o mesmo espírito da primeira.

"São músicas que formaram a minha carreira e fizeram parte do meu sonho de ser cantor. Mais que isso, marcaram toda a minha vida. Como o primeiro teve uma resposta muito boa dos fãs e não tem todos os pagodes de que gosto, resolvi fazer um novo", afirma o cantor.

O repertório passa por composições de pagodes que fizeram sucessos há cerca de 20 anos. Entre eles, estão "Livre pra Voar" (do Exaltasamba, grupo do qual Thiaguinho fez parte), "Derê" (Soweto), "Recado à Minha Amada" (Katinguelê), "Essa Tal Liberdade" (Só pra Contrariar) e "Me Leva Junto com Você" (Raça Negra).

"É um trabalho bastante pessoal. Cada um desses grupos me influenciou de alguma forma. Eu conheci o pagode e decidi cantar esse ritmo por conta deles", afirma Thiaguinho. Ele ressalta que os dois "Tardezinhas", além de revelarem parte de sua formação musical, têm outros objetivos. "Quem curtiu esses pagodes quando foram lançados poderá matar a saudade. E quem nasceu depois terá a chance de conhecê-los."

Ele fala, também, que "Tardezinha 2" pode não ser o último trabalho do projeto. "Tem muitos outros pagodes que estão na minha mente, que fizeram parte da minha vida e que não entraram nos dois primeiros discos. Não tem nada certo ainda, mas eu teria ideias ainda para produzir, no mínimo, mais três volumes", afirma o pagodeiro.

RODRIGUINHO PARCEIRO E PRODUTOR

Um dos grupos de pagode homenageados por Thiaguinho em "Tardezinha 2" é Os Travessos, com versões para as músicas "Quando a Gente Ama" e "Adivinha". Além de cantar um dos grupos que mais acompanhou nos anos 2000, Thiaguinho ainda teve como produtor do trabalho Rodriguinho, ex-vocalista de Os Travessos.

"Foi curioso. Curtia o trabalho do conjunto quando o Rodriguinho cantava e, agora, ele trabalha comigo. Aliás, ele esteve nos meus cinco últimos trabalhos e foi bem importante", celebra Thiaguinho.

O outro produtor de "Tardezinha 2" foi Prateado. "Não estive no primeiro volume como produtor, mas minha música "Beijo Doce" entrou no repertório. Agora, meu trabalho foi mais ativo", diz ele, que ajudou a escolher as músicas. "Pensamos em pagodes que eram legais e que ainda são bacanas de ouvir. Selecionamos essas canções e aí partimos para uma votação totalmente democrática e sem vaidades", completa Prateado.

AMIGOS

O pagodeiro Thiaguinho afirma que as relações com os artistas homenageados em "Tardezinha 2" vão além da admiração. "Tenho a honra de ser amigo de todos eles. O Alexandre e o Fernando Pires, do Só pra Contrariar, frequentam a minha casa e são amigos da minha família", diz o cantor.

Ele ainda lembra que era fã de Salgadinho, vocalista do grupo Katinguelê, que também aparece em seu trabalho novo. "Eu tinha um monte de pôsteres dele e do conjunto no meu quarto. É outro com quem eu tenho uma ótima relação", diz Thiaguinho, que, em "Tardezinha 2", interpreta "Recado à Minha Amada", maior sucesso do Katinguelê.

Com o Exaltasamba, então, a relação foi ainda mais próxima. Thiaguinho fez parte do conjunto entre 2003 e 2012. "Já fiz diversos shows com o Péricles, que também participou do "Tardezinha Surreal", que é a apresentação com convidados", lembra. Eles também dividiram o palco no show "O Grande Encontro do Samba".

O cantor, aliás, não tem nenhuma data definida para fazer o show de "Tardezinha 2" em São Paulo. Mas isso está nos seus planos. "O segundo volume tem o mesmo conceito do primeiro, é um show família e aconchegante. Como a produção é feita por nós, queremos encontrar um lugar bem especial", afirma.