Geral

7 vantagens de comprar um carro novo

09/06/17 - 17h08

1. Um carro seu desde o início

Comprar um carro usado leva a uma quantidade enorme de tempo. Você tem que planejar a troca de documentação, vistoria e tudo mais. Com o carro novo, você provavelmente terá um tempo poupado, porque já o compra em seu nome e evita algumas questões burocráticas de troca de documentação.

Também não podemos esquecer do cheirinho de carro novo. É uma das melhores vantagens de comprar um carro 0 km. Claro, o veículo nunca foi utilizado antes, por isso, todas as peças e componentes estão com aquele cheirinho de novo.

Dias 9, 10 e 11 acontece o maior encontro de concessionárias da história automotiva de Alagoas 

2. Confiabilidade

Acima de tudo, você não quer ter um carro que precisará de reparo depois, certo? As chances da necessidade de manutenção diminuem com um carro 0 km. E para ter essa vantagem, você terá que pagar um pouco mais, com certeza. Mas, no final das contas, pode valer muito a pena.

Se a dúvida for entre comprar um carro novo ou usado, Miguel Ribeiro de Oliveira, vice-presidente da ANEFAC (Associação Nacional dos Executivos de Finanças Administração e Contabilidade) aconselha: “Dificilmente um carro novo dá problema. E se der, você ainda tem o respaldo da garantia. Agora no usado o comprador precisa estar preparado para possíveis dores de cabeça, pois não sabe o real estado do carro e nem quando ele vai precisar de manutenção.”

3. Valor de Revenda

Quando avaliamos sob o aspecto da compra, é mais viável comprar um carro usado, porque o valor pago será mais baixo do que um modelo novo. Mas na hora de vender, a coisa muda de figura.

Segundo Miguel Ribeiro de Oliveira, “quem compra um carro novo terá mais poder de venda do que quem optou por um modelo usado. O motorista vai pagar mais caro, mas na hora de passar o veículo para a frente verá que valeu a pena, por conta do valor que poderá exigir”.

4. Licenciamento

A burocracia necessária para licenciar um veículo novo é bem mais simples do que no caso de um veículo usado. Primeiramente, porque você não precisa se preocupar com “antecedentes” desagradáveis que às vezes só aparecem no momento da transferência. Além do mais, as lojas costumam arcar com todo o trabalho da papelada por meio de profissionais próprios.

5. Garantia

Outro ponto importante dos veículos novos é a garantia da fábrica – que em alguns casos chega a até 6 anos. Lógico que nem sempre o consumidor consegue utilizar esse serviço da forma mais fácil, mas mesmo assim é uma grande vantagem que precisa ser considerada.

6. Seguro

Dependendo do modelo do carro, carros novos pagam seguros com um preço semelhante ou até mesmo mais barato do que carros usados. O valor do seguro é um ponto essencial a ser considerado no momento da compra. Por padrão, as seguradoras praticam valores melhores para veículos novos, pelos mesmos motivos que as financeiras oferecem taxas melhores para o CDC (Crédito Direto ao Consumidor): renovação da frota.

O governo oferece incentivos nessas áreas para aquecer a economia, mantendo assim o consumo em alta. Algumas montadoras inclusive bancam o seguro do veículo por um tempo determinado. Com o mercado ficando cada vez mais competitivo, pipocam por aí dezenas de ofertas como esta.

7. Novas tecnologias e melhor financiamento

Os automóveis novos geralmente são equipados com novas tecnologias. Visando sempre melhorar as vendas, as fabricantes de veículos estão sempre buscando incluir novos recursos nos veículos novos para aumentar a possibilidade de vendas em um mercado tão competitivo.

Além disso, se você decidir financiar um carro novo, as taxas de juros podem ser melhores do que se você comprasse um usado.