Geral

8 dicas para comprar o carro certo para o seu perfil

09/06/17 - 15h01

O Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos do estado de Alagoas realiza de hoje, 9, até domingo, 11, o Grande Encontro das Concessionárias. O evento conta com a participação de 19 empresas de todas as marcas em um único espaço e já é considerado o maior encontro de concessionárias de veículos novos já realizado em Alagoas.  

Ficou interessado em aproveitar? confira antes algumas dicas do portal icarros para você ter mais informações na hora da compra. Confira essas 8 dicas para comprar o carro certo para o seu perfil. 

1. Orçamento
O primeiro passo a definir quanto você pode gastar. Com um valor em mente, procure não ultrapassar esse limite, lembrando que quanto mais caro o veículo, maior será o gasto com seguro e manutenção.

2. 0km, seminovo ou usado
Se o seu orçamento não restringir as opções, leve em consideração que veículos usados saem mais em conta, mas podem já não estar mais na garantia e exigir maior manutenção. Por outro lado, com o mesmo preço de um 0km você consegue comprar um carro usado bem mais equipado. Nesse caso, é importante checar a quilometragem e o estado de conservação do carro. Já os seminovos tem a vantagem de, em geral, ainda estarem na garantia. Quem, contudo, não quer dor de cabeça, pode optar pelo 0km, que ainda vem com o cheirinho de carro novo. 

3. Seguro e manutenção

Faça as contas e veja quanto você pode gastar com seguro e manutenção. Em média, o seguro cobra entre 3% e 5% do valor do veículo. Quanto à manutenção, verifique no site da fabricante se há valores tabelados para as revisões periódicas do carro de seu interesse e veja quanto isso custará ao seu bolso. Você também pode pesquisar antes a cesta básica de peças, como faróis, para-choques, pastilhas de freio etc.

4. A escolha do modelo
É importante escolher um carro que se enquadre nas suas necessidades. Por exemplo, se você tem família e precisa de um modelo espaçoso e com porta-malas amplo ou se um carro compacto é melhor para o seu dia a dia. Com isso é mais fácil escolher o tipo de carroceria. 

5. A escolha da versão

Leve em consideração qual será o uso do veículo. Avalie se o uso mais frequente será na cidade ou em rodovias ou ainda em estradas de terra. Com essa informação você poderá escolher com mais clareza a motorização mais adequada para você.

6. Analise os concorrentes
Você escolheu o tipo de carroceria e a motorização? Então veja os concorrentes nesse segmento. Compare os modelos - o iCarros tem uma ferramenta própria para isso - quanto a preço, consumo, manutenção, equipamentos e outros quesitos que sejam mais relevantes para você, como espaço interno, transmissão, itens de segurança ou conectividade.

7. Informe-se

Vá atrás do maior número de informações possíveis para ajudar na escolha. Pesquise preços em diferentes concessionárias e procure saber opiniões sobre os carros de seu interesse. 

8. Faça um test-drive
Está em dúvida entre dois ou três modelos? Faça o test-drive em uma concessionária. E não tenha vergonha de olhar o acabamento, os bancos, abrir o porta-malas e as portas. Uma vez ao volante, observe se a posição de dirigir se adequa ao seu porte físico e avalie pontos como conforto da suspensão, barulho interno e respostas de motor e câmbio.