Geral

Ação mostra o papel transformador do assistente social nos presídios

Ciclo de atividades com servidoras penitenciárias foi encerrado nesta segunda-feira (23), na Ufal

23/05/16 - 20h58
Agência Alagoas

Disseminar novos conhecimentos, unificar ideias, valorizar e homenagear as assistentes sociais do Complexo Penitenciário de Alagoas, esses foram os objetivos da palestra “Os aspectos psicológicos e sua importância para o assistente social”. A ação, promovida pela Gerência de Saúde da Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social (Seris), foi realizada, nesta segunda-feira (23), na Ufal, encerrando o ciclo de atividades alusivas ao Mês da Assistente Social. 

A psicóloga Ana Eliza Lima, que atende os servidores no Centro Administrativo do Sistema Prisional, proferiu palestra sobre a importância das relações afetivas e do laço social para legitimar os direitos fundamentais e uma vida melhor. 

“É fundamental que cada profissional da Seris reflita sobre o seu papel transformador para fortalecer a interação entre a equipe do psicossocial para efetivar a reintegração social dos internos e prestar assistência aos seus familiares", afirmou a especialista. 

Para a assistente social Michele Farias, a iniciativa foi interessante para refletir sobre a importância da assistência social nos presídios, aprofundar os conhecimentos sobre o perfil dos apenados e integrar os profissionais. 

“Buscamos condições propícias para que os internos trilhem um caminho digno. É necessário olhar, refletir e pensar antes de agir. Agradeço pela oportunidade de participar deste momento especial que agrega mais conhecimento aos servidores", ressaltou a assistente social. 

No início deste mês foram realizadas as palestras “Serviço Social no campo sócio-jurídico”, “Encarceramento feminino no Brasil” e “O papel da Assistente Social na individualização da pena”. 

As assistentes sociais atuam em diversas áreas, como: saúde, educação, previdência social, trabalho e cidadania. Os principais projetos em execução são: “Balcão Cidadão”, “Serviço de Atendimento à Família”, “Mutirão de Limpeza”, “Quebrando Preconceitos” e “Conhecer para Transformar”.