Geral

Assista: ANP orienta sobre como averiguar qualidade e quantidade de combustível na hora de abastecer

15/03/18 - 11h45

Consumidores de postos de combustíveis foram orientados na manhã desta quinta-feira (15) por uma equipe da Agência Nacional do Petróleo (ANP) sobre como verificar a qualidade e quantidade exatas de combustível na hora do abastecimento (veja vídeo abaixo). A ação da ANP aconteceu em um posto de gasolina no bairro da Jatiúca, em Maceió.

O especialista de regulação da ANP, Cleber Ribeiro, fez uma demonstração e explicou que com o etanol deve ser observado o Flutuador de Densímetro, que fica acoplado acima da bomba. "Se na hora de abastecer o ponteiro estiver na linha vermelha ou abaixo dela é porque o combustível está de acordo. Caso o ponteiro do densímetro fique acima da linha é porque tem água no etanol, ou seja, foi adulterado".

No caso da gasolina, verifica-se o teor de álcool, que deve ser de 25%, com variação de 1% para mais ou para menos.

Ele explicou que o consumidor pode pedir para que o próprio posto faça a averiguação. “Todo posto é obrigado a ter os equipamentos para isso”, salientou.

Para não haver dúvidas em relação à quantidade de combustível adquirida, Ribeiro afirma  que há uma medida padrão apontada pelo Inmetro, que serve de referência para o consumidor.

“Ele tem que observar que a cada 20 litros de combustível é permitida uma variação de 0,5% (meio por cento). Caso o teste esteja fora dessa faixa, a denúncia pode ser feita ao Procon ou à ANP”, explicou.

A ação foi de iniciativa do Ministério Público Estadual (MPE/AL) e teve também a parceria do Procon de Alagoas.

O consumidor que se sentir lesado pode denunciar o posto através do número 0800-9700-267.