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Consumo de combustível alto: a culpa é do carro ou do motorista?

30/07/17 - 15h05

O consumo de combustível é um dos pontos mais decisivos para determinar o valor de mercado de um carro de passeio. Embora esteja bastante difundida a prática de instalar kit GNV, carro que bebe menos sempre terá a preferência na compra em relação a um modelo que seja menos econômico.

Para se alcançar o consumo de combustível ideal, nem sempre a simples medição entre quilometragem percorrida por litro é suficiente. Na verdade, a economia depende mais das ações (ou da falta delas) por parte do motorista do que apenas de quanto o carro gasta para rodar.

Foi o que um estudo realizado com motoristas europeus provou ser possível.

Consumo de combustível de motoristas cuidadosos é menor

Quando se avalia um carro para compra ou apenas para informação, é normal que o consumo de combustível seja considerado apenas pelos números obtidos em testes feitos de forma controlada. Normalmente, esses testes são feitos pelas próprias montadoras, em condições ideais e que vão, obviamente, garantir a melhor performance.

No entanto, o quanto o carro vai consumir de combustível tem relação direta com alguns hábitos que deveriam ser constantemente observados.

Um deles, por exemplo, é observar a indicação da luz de emergência da injeção eletrônica no painel. Há quem ignore completamente seu significado, o que é um erro grave, já que ela sinaliza que a injeção de combustível tem problemas, com algum sensor em pane.

Isso faz com que o módulo opere por um padrão médio, para compensar a falta do sensor. Sendo assim, o que acontece é um consumo mais alto de combustível.

Também é fundamental abastecer com combustível de boa procedência. É possível, junto a isso, fazer pesquisa de preços, para saber quais postos são confiáveis e com preços mais baixos (embora nem sempre isso seja possível, dada a formação de cartéis de postos em algumas regiões).

As velas são muito importantes e impactam diretamente no consumo de combustível. Substituir o jogo de velas a cada 20 mil km garante uma melhor performance, que pode ser melhorada trocando também os cabos.

Hábitos que fazem aumentam o consumo de combustível

Um estudo realizado com motoristas alemães, franceses, italianos e ingleses revelou que algumas medidas podem reduzir o consumo de combustível em até 33%.

A medida que de cara garante menor consumo é a remoção do bagageiro de teto, que pode gerar economia de cerca de 20%.  

A calibragem dos pneus, que nem sempre recebe a atenção merecida, pode garantir outros 4% de economia. Outro hábito constatado entre os motoristas avaliados que pode gerar economia se eliminado é carregar excesso de peso no carro. Deixar os objetos desnecessários em casa faz com que o consumo diminua em 2%.

Outra importante medida que pode fazer com que o consumo de combustível diminua é escolher o caminho mais curto. Nesse quesito, quase metade dos motoristas italianos entrevistados revelaram nunca escolher uma rota mais curta, ou seja, que proporcione menor gasto de combustível.

Igualmente importante é a manutenção preventiva. Trocar filtros de ar, óleo e de combustível a cada 10 mil km rodados ajuda um bocado na economia. Da mesma forma, manter o veículo sempre alinhado e balanceado faz toda a diferença, já que ele vai precisar de menos força para trafegar.

Eliminar maus hábitos de direção também conta muito para um consumo mais racional. Motorista com pé de chumbo certamente vai fazer com que o carro beba mais, pelo simples fato de que ao acelerar mais, faz com que o carro beba mais combustível.

Isso inclui evitar a todo custo as conhecidas “esticadas” de marchas. Para saber o tempo correto de trocar a marcha, o ideal é ter o conta giros como referência, evitando esgoelar o motor até que o conta giros chegue em rotações mais altas, identificadas na área vermelha.