Geral

É certo escolher uma profissão pensando apenas no salário?

20/03/17 - 18h40

Antes de escolher uma profissão, pense no que realmente gosta e faça uma lista de atividades que deseja realizar, além de analisar as matérias preferidas na escola, filmes e livros os quais mais gostou.
Muitas pessoas escolhem a profissão pensando no salário que irão receber, mas será que isso é de fato o mais importante na hora de decidir uma carreira?

QUAL A IMPORTÂNCIA DA ESTABILIDADE FINANCEIRA?

Um dos fatores que quase todas as pessoas levam em conta na hora de escolher uma faculdade ou profissão é o retorno financeiro. Não devemos ser hipócritas e dizer que o dinheiro não é importante, porque de fato ele é, pois ele poderá garantir o seu sustento, a aquisição de bens, viagens e etc.
Entretanto, você se imagina exercendo uma profissão que não gosta pelo resto da vida apenas por causa de dinheiro?

Nenhum grande salário pode amenizar o estresse da rotina desgastante do dia a dia de trabalho, ainda mais fazendo uma atividade da qual não gosta.

É importante escolher uma profissão onde é possível pensar no futuro, fazer planos em longo prazo e focar os esforços para se dedicar a carreira próspera que traga propósitos à vida.

É uma tortura desempenhar uma função durante muito tempo visando apenas o dinheiro. Além disso, o mercado de trabalho é muito dinâmico, então não é apenas a remuneração que tem que ser levada em conta. É necessário analisar também as profissões que estão empregando cada vez mais pessoas.
Saiba quais são as profissões mais estressantes do Brasil


É POSSÍVEL GANHAR DINHEIRO FAZENDO O QUE SE GOSTA

Quando se atua em uma carreira que tem paixão e com real interesse, podemos nos tornar especialista em uma determinada área e o esforço pelo trabalho se torna prazeroso; além disso, quando há um destaque desse profissional há uma chance maior de receber mais dinheiro.

Se tornar um especialista e trabalhar com o que gosta vem acompanhado do processo de crescimento da profissão e essa pode ser uma forma de rentabilizar o próprio talento.

Existem muitas carreiras promissoras que estão em alta, basta analisar em qual perfil você se encaixa. Mesmo pensando em fazer o que gosta, algumas dessas áreas devem despertam seu interesse. Por isso, não vale a pena abrir mão daquilo que efetivamente gosta apenas em busca de um salário mais alto.