Geral

Em alerta, brasileiros na Irlanda se preparam para passagem de furacão; veja vídeos

16/10/17 - 11h35
TNH1

Preparar-se para a passagem de um furacão é algo quase inimaginável para quem mora no Brasil, mas para brasileiros que estão fora do país essa tem sido uma realidade.

O TNH1 conseguiu contato com dois brasileiros que moram na Irlanda, e que estão se preparando para a passagem do furacão Ophelia, nesta segunda (16). Apesar de estar perdendo força, ele deve chegar ao país como tempestade pós-tropical, de acordo com o serviço de meteorologia Met Eireann, e poderá registrar ventos com velocidades de até 130 km/h, além de chuvas fortes.

O alagoano Davi Pradines está na cidade de Cork (veja mapa mais abaixo), na região Sul do país, área mais atingida pelo furacão. Ele relatou que a Irlanda está em alerta vermelho, mas tranquiliza a família e os amigos afirmando que o governo já preparou a população para a passagem do fenômeno. Assista ao vídeo:


Já a potiguar Priscila Cristaldo, de Extremoz, no estado do Rio Grande do Norte, falou diretamente da capital do país, Dublin. Ela disse que a população foi orientada a estocar água e alimentos, e as escolas foram fechadas por determinação do Ministério da Educação da Irlanda.

Priscila disse ainda que entrou em contato com amigos que moram na área afetada e falou sobre as recomendações passadas pelo governo e pela imprensa irlandesa. Veja:

Pelo menos uma pessoa morreu em consequência da passagem do furacão pelo país. De acordo com a imprensa local, uma senhora morreu após o carro em que estava ser atingido por uma árvore.

Um vídeo gravado por amigos de Davi Pradines mostra a força com que os ventos atingiram a cidade. Nas imagens, é possível ver árvores e fios sendo agitados e o barulho da ventania; assista:

O furacão Ophelia

O furacão Ophelia pode trazer ventos de 130 km/h e causar danos na Irlanda e no Reino Unido nesta segunda-feira, de acordo com serviços de meteorologia. Ele perdeu força e passou à categoria 1 enquanto se deslocava pelo Atlântico, com ventos sustentados de 145 km/h.

O Ophelia deve ser rebaixado para tempestade pós-tropical antes de tocar o solo do sul da Irlanda durante o dia, mas ainda pode trazer ventos com força de furacão, segundo o meteorologista Luke Miall.

O Centro Nacional de Furacões dos EUA informou que as chuvas podem ficar entre 50 e 75 milímetros no oeste da Irlanda e na Escócia, com inundações em áreas costeiras e grandes ondas.