Geral

Em junho, Alagoas terá volume médio de chuvas menor do que maio

31/05/17 - 11h31

Às vésperas do início de junho, a previsão da meteorologia para o mês é de que haja um volume de 250 milímetros de chuvas em todo o estado de Alagoas. O número é bem menor do que a média de maio, que chegou a 700 mm, quando a previsão era de apenas 350 mm.

A informação é da Sala de Alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh-AL).

Após uma sequência de dias chuvosos em boa parte do estado, que deixou 27 cidades em situação de alerta, esta semana, a previsão mostra que a chuva deve continuar, mas com menos intensidade.

A Zona da Mata é onde deve chover mais, com 350 milímetros previstos para todo mês. A área litorânea aparece em segundo no sistema de monitoramento, com 300 milímetros. A região do Agreste mostra 200 milímetros, e o Sertão, 150 mm.

Meteorologia hoje

A previsão do clima para esta quarta e quinta-feira em Alagoas é de tempo instável, com as regiões Agreste e Sertão apresentando possibilidade menor de chuva. Na sexta-feira (01), o dia tende a ser seco em todo o Estado.

Marechal Deodoro

Após um dia com tempo seco, resultando na diminuição do nível da Lagoa Manguaba e dos rios que banham a cidade, voltou a chover forte, nesta manhã (31), em Marechal Deodoro, Litoral Norte de Alagoas.

O município está entre os que apresentam o maior número de desabrigados e desalojados, devido às fortes chuvas.

De acordo com a assessoria de comunicação da Prefeitura, há 5 mil desabrigados, 9.970 desalojados e 29.294 pessoas afetadas por outros transtornos provocados pela chuva, como falta de energia elétrica e isolamento.

Ainda segundo a assessoria, os riscos de deslizamentos de terra permanecem, porque o solo continua encharcado.

A Defesa Civil do município segue em alerta, e a Secretaria de Infraestrutura faz a limpeza nas ruas em que o nível de água baixou; a Assistência Social dá suporte às famílias em 15 abrigos.