Geral

Em São Paulo, Bernardo aguarda posição do hospital para iniciar tratamento

Hospital referência estuda método para tratar apenas a área afetada

15/12/17 - 11h06
Reprodução / Redes Sociais

O menino Bernardo Valentim Tenório, de 4 anos, que está em Campinas, no interior de São Paulo para a realização de sessões de radioterapia para tratamento de um câncer na cabeça, está apenas aguardando uma posição do hospital. O TNH1 conversou, na manhã desta sexta-feira (15) com a mãe do menino, Cacilda Rodrigues.

Ela explicou que Bernardo já fez todos os exames e que o hospital planeja as sessões, mas ainda não concluiu o estudo para orientar a equipe médica sobre como irradiar apenas as áreas afetadas pelo tumor.

“Os médicos me explicaram que essa precaução é para evitar irradiar áreas que já foram tratadas sejam novamente atingidas pelo tratamento, porque se isso acontecer, podem ter sequelas, por isso o cuidado dos médicos”, explicou Cacilda.

A mãe explicou ainda que para dar uma vida normal ao menino, a família decidiu ir para Campinas e ficar em um apartamento perto do hospital. “Viemos eu, o pai e a irmã dele. A gente teve a opção de ficar numa casa de apoio oferecida pelo hospital, onde ficaria apenas ele e um acompanhante, mas decidimos ficar juntos, por isso alugamos um apartamento perto do hospital”, explicou.

Com o dinheiro arrecadado, a família paga o aluguel do carro e da casa, além de toda a suplementação e medicamentos do menino, além das contas fixas que eles tem Maceió.

Sobre o menino Bernardo

Diagnosticado com um tumor cerebral, Bernardo já passou por três cirurgias em um período de, aproximadamente, um mês em Recife. Ele passou por 28 sessões de quimioterapia pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Recentemente a família descobriu que o câncer se espalhou para dois pontos na coluna do menino e que apareceu outro na cabeça.

O tratamento está sendo realizado no Centro Infantil Boldrini, que fica em Campinas, apontado por especialistas como o melhor local para tratar câncer de crianças da América Latina.

Em maio deste anos, Bernardo passou pela quarta cirurgia, que durou aproximadamente 10h, para retirar outro tumor da cabeça. No mesmo mês, a família soube que o tumor havia evoluído para o grau 3, considerado pelos médicos o grau mais agressivo.

Ainda assim, a Calcida Rodrigues disse que o menino está bem e bastante feliz. "Ele ta aqui, parece um raio! corre para um lado e para o outro e pula em cima do pai, nem parece que está fazendo um tratamento desses. Só tenho a agradecer a todos que estão nos ajudando e rezando pela gente", disse emocionada.

Ajuda

Amigos da família estão fazendo uma campanha, que está circulando nas redes sociais, na qual eles pedem que as pessoas os ajudem com doações em dinheiro. Quem puder ajudar com qualquer quantia, as contas bancárias da mãe, Cacilda Rodrigues, são essas:

CAIXA ECONÔMICA FEDERAL

AG 3693 001  CC 00023511-9

BANCO DO BRASIL

AG 3179-8  CC 110.054-8