Geral

Enquete: mais de 70% dos internautas concordam com forrozeiros e quase 25% acham polêmica desnecessária

24/06/17 - 16h25

O portal TNH1 realizou uma enquete para saber qual a opinião do internauta sobre a polêmica gerada em plena época junina entre forrozeiros e sertanejos, que “disputam” público durante os festejos típicos da época.

Segundo a votação, 72,12% dos participantes concordam com os cantores nordestinos, que defendem que o forró seja o tema que impere durante as festas juninas. Já 24,53% acham que toda a confusão gerada é desnecessária. 3,35% concordaram com os sertanejos, que defendem que há público para todos os segmentos.

Não é de hoje que forrozeiros pernambucanos reclamam da presença dos sertanejos e da falta de espaço para o forró tradicional nas festas de São João. Mas este ano a situação ficou mais séria.

"Devolva meu São João"

Tudo começou com a campanha Devolva Meu São João, criada no início de junho por Chambinho do Acordeon, intérprete do Rei do Baião no filme Gonzaga: De Pai Pra Filho. 

Artistas como Alcymar Monteiro, Targino Gondim e Joquinha Gonzaga (sobrinho de Gonzagão) aderiram à ação, que deve contar ainda com veiculação de um manifesto em vídeo e projeto nas prefeituras dos polos juninos. Entre os slogans da campanha estão: "São João não é festa de peão"; "São João só é grande quando tem forró" e "São João é do Nordeste".

Os forrozeiros acreditam que o sertanejo e outros estilos descaracterizam a tradição cultural e a identidade nordestina do São João. "Todo ano tem esta confusão, sertanejos invadindo nossa área, os funkeiros, a MPB do Sul. Os prefeitos não estão nem aí, colocando Luan Santana, Safadão, artistas que estão na mídia nacional. O que não me entra na cabeça é que estamos passando uma crise, todo mundo procurando enxugar, e estão contratando artistas de 400, 500 mil reais. Por que não contratam a gente, os autênticos forrozeiros, com cachês de R$ 20, R$ 30 mil", queixa-se Joquinha Gonzaga.

Elba, Marília Mendonça e Petrúcio Amorim

Na abertura do São João de Caruaru, Elba Ramalho criticou, em entrevista, dos sertanejos no São João de Campina Grande.

"Falei com a Paraíba, reivindiquei porque o São João de lá está muito mais comprometido que o São João daqui. Eu não tenho nada contra nenhum artista, nada contra nenhum sertanejo. Tem espaço para tudo, no céu cabem para todos os artistas, ninguém atropela ninguém. Porém eu não toco na Festa de Barretos, Dominguinhos também não cantava. A festa é deles, é dos sertanejos, e eles têm bem esta coisa: essa área é nossa", disse ela.

"Aí quando chega aqui no São João, em Campina Grande, não ter o Biliu de Campina, não ter Alcymar Monteiro, eu reclamei bastante, cara, não ter os trios. Quando chega o São João, se você não tem forró... Eu não quero ir a uma festa que não tenha forró", comparou, elogiando o São João de Caruaru, em contraponto.