Geral

Farmacêuticos estarão no Centro para aferir pressão arterial e orientar população

25/04/17 - 16h44
Divulgação

A Comissão de Farmácia Comunitária do Conselho Regional de Farmácia realiza nesta quarta-feira, 26, aferição de pressão arterial e orientação farmacêutica, no Centro de Maceió. A ação acontece em comemoração ao Dia Nacional de Prevenção e Combate a Pressão Arterial. De acordo com a Sociedade Brasileira de Hipertensão até 2025 mais de 80% da população brasileira será hipertensa.

Atualmente, mais de 17 milhões de brasileiros já sofrem com a pressão alta. Roberto Galdino, presidente da Comissão de Farmácia Comunitária, ressaltou que o trabalho de prevenção é o mais importante. “Essa é uma doença silenciosa, por isso, é fundamental está sempre fazendo a aferição da pressão arterial para não se deparar com surpresas”, alertou.

Galdino lembra que esse é um tipo de serviço disponível em todas as farmácias, basta que a população chegue ao estabelecimento de saúde e procure o farmacêutica que irá prestar todas as informações necessárias para ele, orientando para que ele controle essa doença.

“Mais de 400 mil pessoas, segundo a Organização Mundial de Saúde, morrem por ano, em consequência de AVC (acidente vascular cerebral). Males cardiovasculares são responsáveis por 1,2 milhão de mortes por ano no país, então, a nossa ideia é fazer esse alerta a população. Estaremos atendendo a todos de forma gratuita”, afirmou.