Geral

Gazebo Sebrae: inspire-se com arte popular na decoração

02/12/17 - 17h17

Uso de peças artesanais, valorização da cultura popular e referência ao Quilombo dos Palmares. Estas são as principais inspirações do Gazebo Sebrae, espaço assinado pela arquiteta Giulia França na mostra CASACOR Alagoas 2017.

No ambiente estão sendo utilizadas peças de mobiliário produzidas por artesãos alagoanos, cuja atividade é fomentada pelo Sebrae. A arquiteta, que também é artista visual, aproveitou sua paixão pela cultura de popular para criar um espaço repleto de inspirações para decorar qualquer ambiente. 

 “É muito importante mostrar a beleza e a riqueza do que é produzido por aqui. Valorizar a cultura popular é resgatar a identidade alagoana e nada mais autêntico que levar isso para a decoração”, diz Giulia, formada pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

Além da valorização da cultura popular, a funcionalidade do Gazebo é um dos pontos altos do espaço. O ambiente foi pensado para a visualização das peças artesanais, com bancos e assentos dispostos de modo que as obras possam ser apreciadas. Todas as peças colocadas no ambiente também podem ser adquiridas ao final da mostra. 


Com o uso da arte local  e a referência ao Quilombo dos Palmares, a arquiteta destaca a união e força dos artesãos na produção dos seus materiais. Para ela, a palavra-chave é cooperação. “A inspiração está na união que fortalece e enriquece os micro e pequenos empreendedores apoiados pelo Sebrae. Esta cooperação vai desde o povo que fundou e manteve o Quilombo até os artesãos de hoje, que com sua cultura popular, muitas vezes em situação difícil, conseguem se ajudar por meio da união de esforços”, explica Giulia.

Além de apreciar diversos exemplares da arte popular de Alagoas, os visitantes da CASACOR terão ainda uma surpresa no Gazebo Sebrae. O ambiente conta com uma instalação tecnológica, que interage com o movimento dos visitantes. 

"Uma tela de holograma foi incorporada ao Gazebo, também inspirada na cultura popular, mas que agrega também um ar tecnológico ao espaço”, comenta Giulia, que estudou um ano na Ocad University, em Toronto, no Canadá, renomada escola de Artes e Design.

O ambiente Gazebo Sebrae pode ser visto de terça à domingo, das 16h às 22h, no Parque Shopping Maceió.