Geral

Jovem embaixadora alagoana relata experiência em intercâmbio nos EUA

24/02/18 - 09h38
Reprodução

"Foi uma experiência maravilhosa! Conheci pessoas incríveis; novas culturas. Aprendi muito nestas três semanas". O relato da estudante Beatriz César mostra um pouco do que foi a sua jornada como jovem embaixadora nos Estados Unidos. Na quarta-feira (21), a jovem compartilhou esta experiência com diversos alunos da rede estadual, durante a aula inaugural do ano letivo 2018, no Centro de Convenções de Maceió.

Aluna da Escola Estadual Costa Rego, em Arapiraca, Beatriz foi uma entre os 50 estudantes selecionados para serem jovens embaixadores e representou Alagoas. Ao todo, 24 mil estudantes se inscreveram para participar do programa, uma iniciativa da Embaixada dos EUA, que propicia que alunos da rede pública vivenciem um intercâmbio de três semanas em cidades norte-americanas.

Durante sua estada nos EUA, Beatriz conheceu a capital, Washington, e a cidade de Reno, no estado de Nevada. "Nestas três semanas visitamos projetos sociais, educacionais e de voluntariado. Aprendemos sobre política, justiça social e conhecemos a Casa Branca. Tudo o que vivenciamos lá vamos aplicar nos nossos estados", conta Beatriz, lembrando uma experiência particularmente marcante. "Vimos a neve pela primeira vez. Foi incrível!", diz.

Próximos planos

Tendo concluído o ensino médio no final do ano passado, Beatriz agora busca realizar o sonho de fazer o curso de Relações Internacionais. Para isso, candidatou-se a um programa de mentoria da Embaixada dos EUA, para fazer um teste e tentar ingressar em uma faculdade americana. "Estou recebendo apoio e orientações sobre como estudar para esse teste. Se der tudo certo, em 2019 estarei em uma faculdade americana", informa Beatriz.

Ela também dá uma dica para os jovens que desejam ter a mesma experiência que ela. "Sempre estudei em escola pública e sempre acreditei em mim. Não deixe que comentários e pessoas negativas lhe desanimem; sejam o seu próprio incentivo", orienta Beatriz.