Geral

Maceió sedia o VII Encontro Internacional do Pastoreio Voisin

Evento começa nesta quarta, 23, indo até dia 25, sexta-feira

22/08/17 - 11h15

No período de 23 a 25 de agosto, A FAEAL realizará o VII Encontro Internacional do Pastoreio Voisin rotação de pastagens melhorando o planeta, no centro de Convenções de Maceió. O encontro contará com a presença de autoridades e palestrantes nacionais e internacionais (Argentina, México, Alemanha, Colômbia, etc.), tendo a participação, no dia 23, da sra. Ivanna Quesada, ministra da Agricultura da Costa Rica, como uma das palestrantes.

Entre os palestrantes estarão os alagoanos Afonso Marinho Espíndola Filho, Celso de Barros Correia Filho, Domício José Gregório Arruda Silva, José Teodorico de Araújo Filho, Luis Antonio Paes Barreto dos Anjos e Vítor Visintin Silva de Almeida. 

Para saber tudo sobre o evento acesse a página oficial voisinmaceio2017


Dentre os novos paradigmas da produção econômica mundial, está a necessidade de se produzir mais, em menores áreas e sem dano ambiental. Para o setor pecuário, o desafio é evoluir das práticas convencionais para uma agricultura de baixa emissão de carbono, sem deixar de proporcionar renda aos pecuaristas e alimentos de qualidade para a população.

VOISIN

Entre os diversos compromissos ambientais assumidos pelo Brasil perante o recente Acordo de Paris (COP21), e que impactam diretamente a pecuária, estão a fixação biológica de nitrogênio, a integração pecuária-floresta e a recuperação de pastagens degradadas.

Alinhados com estes temas, a FAEAL e o SENAR AL vêm desenvolvendo, desde o final de 2013, o Programa Mais Pasto, que já atendeu mais de 100 criadores alagoanos e está no processo de formação de sua 6ª Turma. O Programa tem como objetivo geral a qualificação da produção pecuária do Estado de Alagoas, através da difusão de conhecimentos sobre utilização racional da pastagem e gestão da propriedade rural.

A adoção do sistema rotativo de manejo de pastagens é uma das formas consagradas para a recuperação de pastos degradados pelo uso extensivo, justamente um dos compromissos brasileiros na COP21. Os pecuaristas têm interesse crescente na aplicação da rotação dos pastos, buscando dois objetivos simultâneos: primeiro, acabar com o ciclo de degradação de pastagens; segundo, aumentar a quantidade de animais passíveis de ser criados na propriedade, multiplicando a produção.

A ciência da rotação de pastagens foi definida há mais de 60 anos pelo cientista e pecuarista francês André Voisin, e vem sendo adaptada às condições do Brasil desde mais ou menos a mesma época. Em sua homenagem, denomina-se Pastoreio Voisin a técnica agroecológica de rotação de pastos.

Com o crescimento de sua utilização, em todo o mundo, foi idealizada uma reunião periódica para troca de informações entre criadores, técnicos e estudantes, nascendo assim o Encontro Internacional do Pastoreio Voisin, que teve sua primeira edição em 1991 e se revezou desde então entre diversos países da América do Sul. Em 2016, foi tomada a decisão de dar periodicidade anual a este evento, após a edição realizada em abril, na cidade de Corrientes, na Argentina, que contou com mais de 300 participantes e foi promovida pela Associação de Criadores de Búfalos daquele país.

Nesse Encontro, estavam alguns pecuaristas e técnicos alagoanos, que ofereceram Maceió como sede do VII Encontro, em função dos resultados práticos obtidos pelo Programa Mais Pasto e pelo interesse despertado pelo manejo de pastagens entre os criadores nordestinos.

Procurados pelos criadores, tanto a FAEAL quanto o SENAR/AL encararam como consequência natural do trabalho de difusão de tecnologia promovido pelas entidades, aceitar a organização do VII Encontro Internacional do Pastoreio Voisin, que também fará parte do calendário comemorativo dos 200 anos de emancipação política do Estado de Alagoas.