Geral

No Latinoware, especialista ensinará como transformar uma ideia em um negócio lucrativo

22/09/17 - 14h39

O administrador e especialista em tecnologia, Toni Neto, apresentará ao 14º Congresso Latino-Americano de Software Livre e Tecnologias Abertas (Latinoware) metodologias capazes de transformar uma boa ideia em um negócio lucrativo. O Latinoware ocorre entre os dias 18 e 20 de outubro, no Parque Tecnológico Itaipu (PTI), em Foz do Iguaçu. 

As inscrições ainda podem ser realizadas pela página: http://lapsi.latinoware.org/

Segundo Marcos Siriaco Martins, da comissão organizadora, durante o evento, os participantes entenderão de forma sistêmica os caminhos a serem seguidos para a construção de bons projetos e, quem sabe, atrair investidores para negócios inovadores.                        

“Queremos incentivar a cultura empreendedora entre os jovens. Não apenas na área da tecnologia, mas com foco na inovação social e sustentável. O Toni com certeza dará boas dicas aos participantes”, disse Marcos Siriaco, da comissão organizadora do Latinoware.

Startup?

Segundo Toni, hoje já existe uma base de ferramentas que auxilia na modelagem de novos negócios lucrativos, chamada “Startup”. “A Startup é bem comentada, mas não utilizarei esse modelo. Apresentaremos outras metodologias que devem ser seguidas para essa prototipação de negócios. Ou seja, como criar negócios colaborativos sustentáveis. Sobretudo que solucione a vida das pessoas. Queremos humanizar as inovações”. 

Um exemplo bem-sucedido é o aplicativo HandTalk (Mãos que falam), que faz a tradução em Libras, a Língua Brasileira de Sinais. No início, conforme conta Toni, era apenas uma ideia de três jovens alagoanos de como facilitar a comunicação de pessoas com deficiência auditiva. Mas hoje, o aplicativo já atinge milhões de pessoas. Somente no Brasil, cerca de 10 milhões de pessoas tem dificuldade de se comunicar. 

Desde a criação do aplicativo em 2013, além de terem recebido vários prêmios, inclusive um da ONU como um dos melhores aplicativos sociais de 2013, eles têm receita mensal. 

Eliene Batista mora em Foz do Iguaçu e é interprete voluntária. “Eu utilizo o aplicativo quase todos os dias. Estou sempre aprimorando e aprendendo novos sinais. Ajuda muito”, contou. 

Conheça o aplicativo: http://www.handtalk.me/

Latinoware

O Latinoware ocorre há 14 anos por iniciativa da Itaipu Binacional e do Parque Tecnológico Itaipu (PTI). É considerado um dos mais importantes eventos do setor na América Latina, pela oportunidade de debate de conceitos e novas ideias, apresentação de ferramentas livres, geração de conhecimentos, integração do público entusiasta e disseminação de projetos inovadores em código aberto.

Durante os três dias serão cerca de 170 palestrantes e mais de 210 atividades. 

Mais informações no site: http://latinoware.org/