Geral

Procon deve voltar a divulgar lista de postos com melhores preços de combustíveis

19/09/17 - 12h20

A Superintendência de Defesa do Consumidor de Alagoas (Procon-AL) deve retomar esta semana a divulgação dos estabelecimentos comerciais com os melhores preços de combustíveis, tanto em Maceió quanto no interior.

Em contato com a reportagem do TNH1, o superintendente do órgão, João Neto, explicou que os fiscais têm visitado os postos de combustíveis de todo o Estado.

“O papel do Procon não é tabelar valor. O que a gente combate é a cartelização. Mas podemos notificar as empresas para que os donos possam entender a questão da base de cálculos”, argumenta.

Ainda segundo João Neto, o consumidor deve ficar atento porque há uma variação diária mesmo com a retomada da divulgação dos melhores locais para abastecer o veículo.

“Eu estive com o pessoal dos postos para entender como ocorre todo o processo. Primeiro, a refinaria passa para a distribuidora, a distribuidora passa a resposta para o consumidor final que seria o posto de combustível”, disse.

Plano B

Caso a oscilação dos preços continue, o Procon deve lançar um aplicativo móvel para que o consumidor acompanhe diariamente os valores dos combustíveis.

“Já estamos pensando nesse plano B através desse aplicativo para que a resposta, na medida do que cabe ao órgão, seja mais efetiva e rápida ao consumidor. Sem que ele precise entrar no site do órgão”, disse João Neto.

Procon Maceió

O diretor do Procon Maceió, Leandro Almeida, explicou que acompanha toda situação desde o anúncio da Petrobras na questão da variação dos preços, no dia três de julho.   

“Até o presente momento, apesar do alto preço cobrado, não há irregularidade por parte dos postos de combustíveis na capital alagoana. O que existe é que esses aumentos vêm sendo aplicados pela Petrobras e pelas refinarias”, afirma.