Geral

Vazamento de gás causa explosão e deixa sete pessoas feridas em Pernambuco

19/11/17 - 13h14

Entre 7h30 e 8h deste sábado (18), uma explosão após um vazamento de gás na Primeira Travessa da Castanhola, no bairro de Padre Roma, em Jaboatão dos Guararapes, interior de Pernambuco, deixou sete vítimas de uma mesma família, entre elas cinco crianças.

De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, a equipe foi acionada às 8h32. Ao chegar na residência, os moradores já haviam sido encaminhados para a UPA do Engenho Velho. O fogo foi controlado, não se alastrou e atingiu apenas o botijão e a mangueira. Não há informações sobre prejuízos na parte de instalação elétrica.

Segundo vizinhos, a explosão ocorreu enquanto os sete familares estavam na cozinha para tomar café da manhã. Maria Betânia da Silva Balbino, de 24 anos, seus filhos, Daniel Rodrigo da Silva Anacleto, 1 ano, e Nicole Beatriz da Silva Anacleto, 3 anos, foram atingidos pelas chamas. Roberto Balbino - de 62 anos, pai de Maria Betânia - Tatiana Gabriela da Silva Balbino, 8 anos, Isabela da Silva Balbino, 3 anos, Luciano da Silva Balbino, 9 anos - que são sobrinhos de Betânia foram as outras vítimas do acidente.

Conforme relatos dos vizinhos, a tragédia poderia ter sido pior já que Rosilda Ribeiro - mâe de Tatiana Balbino, Isabela Balbino, Luciano Balbino, três das cinco crianças vítimas do acidente - estava com seu bebê recém nascido em um dos quartos quando tudo aconteceu. Nem ela e nem o bebê sofreram ferimentos.

Um dos primeiros moradores da localidade a prestar socorro às vítimas e amigo da família, Carlos André, chegou a conversar com o pai de uma das vítimas e avô das crianças logo depois da explosão.

"Roberto me contou que procurou o rapaz que tinha vendido e instalado o botijão mais cedo na casa dele porque percebeu que o gás estava vazando, mas a pessoa já tinha ido embora. Então, ele ficou tentando resolver o problema, mas eu não sei se por correria ou falta de experiência, não percebeu que existia uma grande quantidade de gás na casa e a residência não é muito arejada. Quando ele tentava sanar o problema, aconteceu a explosão e o fogo atingiu todas as sete pessoas", relata o amigo da família.

Ainda segundo Carlos, o impacto da explosão foi tão grande que derrubou a porta de alumínio da casa que é feita de taipa. Ele acrescenta que quando os bombeiros chegaram já não havia mais fogo na residência, já que com a ajuda de outros moradores conseguiram apagar as chamas. 

De acordo com populares, as vítimas foram socorridas pelos vizinhos, levadas para a UPA do bairro de Engenho Velho - Carlos Wilson e, em seguida, encaminhadas para o Hospital da Restauração. Segundo a assessoria do HR, todas as vítimas têm quadro de saúde estável, exceto Daniel, o mais novo, com cerca de um ano, que está entubado na UTI pediátrica com 90% da superfície corporal queimada. Todos os outros pacientes do caso já receberam curativos e estão recebendo soro.