Geral

"Zagueiro Neto poderá voltar a jogar", diz médico colombiano

02/12/16 - 10h08

Em meio às notícias sobre a tragédia que abateu a Chapecoense, outras boas novas vão surgindo com o tempo. A mais recente dela diz respeito ao zagueiro Neto, que foi o último jogador a ser resgatado com vida. De acordo com o médico Guillermo Molina, que está cuidando dele em Medellín, o jogador pode sim voltar a jogar.

“Acredito que entre os três, Neto é o único que tem condições de voltar a jogar. É um cara com bom porte físico e não teve lesões neurológicas, portanto, acredito que assim que ele se recuperar poderá voltar a jogar. Claro que não será fácil, ele terá que fazer fisioterapia e tudo mais, mas ele pode se recuperar disso sim”, disse Molina.O médico informou ainda que o estado do jogador ainda inspira cuidados, mas as projeções são as melhores possíveis.


“Ele está entubado e com dificuldades para respirar, mas não tem danos neurológicos. A operação agora é apenas ortopédica, mas já apresentou melhoras e isso nos anima”, acrescentou o médico.

Sobre a volta dos atletas para o Brasil, Molina disse que isso não deve acontecer antes de pelo menos 15 dias e que os médicos na Colômbia querem garantir que os sobreviventes voltarão bem para suas casas. Ele explicou também sobre o estado de Alan Ruschel, que tem apenas um risco mínimo de ficar tetraplégico, e porque ele não deve voltar para o esporte. 

“Alan teve um problema na coluna que é mais complicado, e que qualquer outro impacto poderia comprometer suas funções, então não acredito que ele volte a jogar”, revelou, mas garantindo que o lateral está bem. O médico também informou que Neto será transferido para o hospital San Vicente Fundación, onde ficará com os outros dois atletas sobreviventes, Alan Ruschel e Follmann.