Interior

Estiagem pode deixar município de Palmeira dos Índios sem água

20/10/16 - 16h55
Ilustração / divulgação

+A falta de chuvas no município de Palmeira dos Índios, localizado na região agreste de Alagoas, vem preocupando a Companhia de Saneamento do Alagoas (Casal). O nível da barragem Carangueja, no município de Quebrangulo, que abastece cerca de 70% da região, atingiu um nível preocupante e pode deixar o município sem água nos próximos meses.

Segundo informações da assessoria de comunicação da Casal, a barragem possuía aproximadamente 18 metros de profundidade, porém, atualmente, ela apresenta apenas cinco metros, representando 27% da sua capacidade total.

A situação chegou ao ponto de a Companhia divulgar um apelo à população do município para que economizem o máximo que puder de água. Além da falta de chuvas, o aterramento é outro fator que implica na redução do nível da barragem.

A empresa já implantou o sistema de rodizio na cidade para tentar conter a perda de água de maneira desnecessária.

Sem muitas alternativas a curto prazo, o setor de engenharia da Casal estuda a possibilidade da implantação de uma nova adutora com captação na barragem do Bálsamo para reforçar o abastecimento.

O município também recebe água do Sistema Caçamba, que não é capaz de atender a localidade de maneira completa.

O cenário, contudo, não é dos mais otimistas. Em contato com o TNH1, o Meteorologista da Sala de Alerta da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Vinícius Pinho, afirmou que a situação não tem previsão de melhora.

“O único mês do ano que registrou chuvas dentro normalidade foi janeiro, mas este é um mês que não possuí um nível tão significativo, uma vez que é se trata do verão e no inverno é que se armazena mais água. Não existe uma previsão de melhora no quadro e a tendência é que não chova o suficiente para normalizar as condições de armazenamento da barragem”, explicou.

Confira a nota da Casal

A barragem da Carangueja atingiu um nível preocupante. Caso a estiagem se prolongue, há o risco de que não haja água para ser bombeada para Palmeira dos Índios. Esta cidade também recebe água do Caçamba, mas este sistema, sozinho, não tem produção suficiente para atender plenamente a cidade.

Diante dessa situação, a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) faz um apelo à população de Palmeira dos Índios para que economize água o máximo que puder. A Casal, por meio de sua Engenharia, já está desenvolvendo estudos para ampliar a captação do Sistema Caçamba, bem como a implantação de uma nova adutora com captação na barragem do Bálsamo para reforço do abastecimento de Palmeira dos Índios.