Interior

Justiça determina reabertura de agências bancárias em três municípios alagoanos

Banco do Brasil havia rebaixado as agências de Canapi, Mata Grande e Piaçabuçu para postos de atendimento; serviços deverão ser normalizados no prazo de 15 dias

06/10/17 - 17h49


O juiz Henrique Gomes de Barros Teixeira, da 3ª Vara Cível de Maceió, concedeu liminar suspendendo o ato administrativo do Banco do Brasil que rebaixou as agências de Canapi, Mata Grande e Piaçabuçu para postos de atendimento. Os serviços bancários nessas localidades deverão retornar à normalidade no prazo de 15 dias. Em caso de descumprimento, foi fixada multa diária no valor de R$ 5 mil.

De acordo com os autos, no final de 2016, o Banco do Brasil promoveu o fechamento de diversas agências no Estado e rebaixou as de Canapi, Mata Grande e Piaçabuçu para postos de atendimento. Uma ação popular proposta pelo deputado estadual José Ronaldo Medeiros questionou a mudança.

Segundo afirmou o deputado, a medida trouxe prejuízos para a população. Por esse motivo, pediu a suspensão do ato normativo que determinou o fechamento e rebaixamento das agências em Alagoas.

O juiz atendeu em parte o pedido. De acordo com o magistrado, não foi feita a descrição exata dos municípios que tiveram suas agências fechadas, “restando comprovado, apenas, o rebaixamento perpetrado nas agências dos municípios de Canapi, Mata Grande e Piaçabuçu”.

Na decisão, proferida na última quarta-feira (4), o magistrado afirmou ainda que o rebaixamento fez com que os moradores dessas localidades tivessem que percorrer quilômetros para efetivar uma transação bancária, “sobrecarregando, por consequência, os serviços bancários das cidades vizinhas”.