Maceió

Ações marcam abertura do Maceió Rosa neste domingo, na orla

27/09/17 - 12h12

A Prefeitura de Maceió realiza anualmente a campanha Maceió Rosa, um conjunto de atividades de mobilização para a prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama. A ação faz parte da campanha nacional Outubro Rosa e promove ações de conscientização sobre a doença.

A campanha será aberta no próximo domingo (1º), com apresentações artísticas, aula de zumba, doação de cabelo, aferição de pressão e panfletagem, orla de Ponta Verde, na Rua Fechada . No local, também estará à venda a camisa da campanha, cuja arrecadação das vendas será destinada a instituições que apoiam pessoas em tratamento.

A programação prossegue na segunda-feira (2), quando haverá café da manhã de lançamento da campanha para a imprensa no Maceió Shopping a partir das 8h e durante todo o mês, haverá ações itinerantes em diferentes localidades de Maceió.

O Maceió Rosa é coordenado pela primeira-dama da capital, Tatiana Palmeira. “Precisamos alertar as maceioenses sobre os cuidados com a saúde para evitar problemas como o câncer de mama. É preciso ter uma vida saudável, praticar esportes e realizar o auto-exame para evitar novos casos da doença. Realizaremos diversas ações e estaremos, durante todo o mês, com atividades educativas e de saúde em toda a capital”, disse a coordenadora do evento, a primeira-dama da capital, Tatiana Palmeira.

Uma das parceiras do Maceió Rosa, a Rede Feminina de Combate ao Câncer conta com a força das voluntárias para prestar apoio aos pacientes de câncer em tratamento na Santa Casa de Misericórdia de Maceió. A rede possui uma Casa de Apoio, com 40 leitos e hospeda pacientes vindo do interior do Estado, em tratamento de radio e quimioterapia. As contribuições podem ser feitas por doações diversas, como cestas básicas, ajudas financeiras, fraldas geriátricas, lenços, roupas, bijouterias, etc.

Segundo a presidente da Rede Feminina, Fátima Canuto, o grande objetivo da campanha é que as pessoas sejam curadas. “Participamos do Outubro Rosa há nove anos e nos últimos quatro anos temos o apoio total da Prefeitura de Maceió, que só veio a engrandecer esse trabalho com o Maceió Rosa, tornando a campanha muito maior ao atingir um grande número de pessoas. Essa parceria com a prefeitura e outras entidades, deu ao evento outra dimensão”, disse.

Ainda segundo Fátima, durante todo o mês de outubro, informações importantes serão levadas a toda população. “Muita gente desconhece a importância da detecção precoce do câncer de mama, dos exames que têm o direito de fazer, como a mamografia. Poucos sabem que, por lei, devem iniciar o tratamento em até 60 dias após o diagnóstico, porque quanto mais cedo for diagnosticada a doença, mais chances eles terão de cura”, ressaltou.

Outra parceira na campanha, o Grupo de Mama Renascer é uma Organização Não Governamental, sem fins lucrativos, constituído por mulheres que foram diagnosticadas com câncer de mama e mastectomizadas. Este grupo tem por finalidade o resgate da autoestima, através da busca por melhor qualidade de vida. Fundado em 2008, hoje tem mais de 100 mulheres associadas e conta com cerca de 15 voluntárias. Esta entidade não tem sede própria e utiliza um pequeno espaço cedido na Unidade de Saúde Especializada PAM Salgadinho.

“Graças a nossa parceria com a Prefeitura nossa visibilidade cresceu. Desde o primeiro Maceió Rosa, em 2014, sentimos que as pessoas têm procurado se informar e se cuidar mais e isso e muito bom”, destacou a presidente do Grupo de Mama Renascer, Nadja Reis.

Corrida Solidária

No dia 20 de outubro, dentro da programação do Maceió Rosa, acontece a III Corrida Solidária Maceió Rosa – Atitude Exige Coragem. A prova, com percurso de 5 km ou caminhada, será realizada na praia da Pajuçara, às 20 horas. As inscrições estão abertas no site www.contimeassessoria.com.br e os participantes devem levar um pacote de leite na retirada dos kits. Toda a renda será revertida para as instituições participantes do evento.