Maceió

Ambulantes não podem mais ocupar o calçadão do centro de Maceió

16/07/18 - 10h35
Letícia Cardoso / TNH1

Os vendedores ambulantes que costumavam ocupar o calçadão no centro de Maceió foram transferidos para o Mercado da Produção, na Avenida Doutor Francisco Meneses, na Levada, em uma ação da Prefeitura de Maceió. A comercialização de materiais nas calçadas do bairro e no calçadão está proibida e, caso sejam flagrados no local, os vendedores correrão o risco de ter a mercadoria apreendida.

A transferência aconteceu nesta segunda-feira, 16, e foi realizada pela Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs) e Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes). Não houve resistência nem apreensão de materiais.

Segundo o secretário da Semscs, Ivon Berto, a ação visa melhorar a segurança e o ordenamento da cidade.

“Eles não podem comercializar em qualquer esquina. Agora, eles terão um espaço para desenvolver suas atividades corretamente e sair da ilegalidade. Para isso, eles deverão se cadastrar junto à secretaria, onde entrarão em uma lista de ambulantes e receberão autorização em um local devido. Quem voltar a vender em lugares inapropriados, corre o risco de perder a autorização e ter a mercadoria apreendida”, explicou o secretário ao TNH1 por telefone.

Ivon Berto disse ainda que há cerca de 100 guardas municipais no Centro para realizar a fiscalização. Eles também estão atentos a situações como o golpe do perfume, por exemplo, que fez vítimas em outros estados brasileiros.

O TNH1 foi ao novo local para onde os comerciantes foram transferidos, mas não encontrou novos vendedores. Quem já trabalhava por lá disse à reportagem que os ambulantes ficam circulando e que estão com medo da fiscalização.

No entanto, o Portal encontrou na Rua do Comércio duas vendedoras que retornaram ao Centro, mesmo após a determinação de que não poderiam mais comercializar no local. Segundo elas, o novo local não favorece as vendas.

“Nós somos pais e mães de família, temos que sustentar e cuidar dos nossos filhos. Voltamos para poder vender, mas com medo da fiscalização”, contou a mulher que preferiu não ser identificada. 

Quem desejar realizar o cadastro deverá comparecer à Semscs, na Rua Alexandre Passos, no Jaraguá, das 8h às 14h.