Maceió

Ano letivo 2018 inicia dia 5 de fevereiro nas escolas da rede pública estadual

03/02/18 - 20h14
Ascom SEDUC-AL

Mais de 50% das escolas da rede pública estadual iniciarão o ano letivo de 2018 na próxima segunda-feira (5), na capital e interior. Os números correspondem às unidades que concluíram atividades de 2017 até 29 de dezembro. Até o final do mês, este percentual sobe para 85% e apenas 15% iniciarão as aulas em março.

No Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (Cepa), em Maceió, as onze escolas do complexo iniciam suas atividades na segunda, segundo a gerente da 13ª Gerência Regional de Educação (Gere), Cristiane Santos. “Das 55 unidades ligadas a 13ª, 45 começam suas aulas em fevereiro”, confirma.

Em todo o Estado, cerca de 180 mil estudantes alagoanos serão beneficiados com a oferta de ensino fundamental regular e integral, ensino médio regular, integral e integrado profissionalizante, além de educação para jovens e adultos (EJA).

Semana Pedagógica - Durante os dias 31 de janeiro a 2 de fevereiro, coordenadores pedagógicos, articuladores de ensino e professores da rede participaram da Semana Pedagógica promovida pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio da Gerência de Desenvolvimento Educacional. O evento é destinado para o planejamento do ano letivo, ações e projetos que serão desenvolvidos pelas unidades de ensino no decorrer de 2018.

 “Foram três dias extremamente produtivos de contatos, trocas de experiências e orientações a respeito dos encaminhamentos necessários para as práticas pedagógicas e execução de programas e projetos em nossa rede. O caminho que deve ser seguido a partir de agora, está exposto nas orientações das Diretrizes Pedagógicas para a Organização e Funcionamento do Ano Letivo de 2018 nas Unidades de Ensino da Rede Estadual de Alagoas, PORTARIA/SEDUC Nº 062/2018”, informou Daniel Marinho, gerente de Desenvolvimento Educacional da Seduc.

 Workshops – As escolas também participaram de workshops promovidos pelas Gerências Regionais de Educação. A 13ª Gere, por exemplo, reuniu cerca de 60 unidades do Cepa, Alta Maceió, Bebedouro, Chã da Jaqueira, Fernão Velho e ABC em um evento de quatro dias que abordava temáticas diversificadas como mediação de conflitos, progressão de alunos e prestação de contas.

“Durante esses quatro dias, nos reunimos com representantes dos mais diversos segmentos das escolas para discutir a organização no letivo e esclarecimento de dúvidas”, relata Cristiane Souza.

Cícero Pinheiro, diretor adjunto da Escola Estadual Adeilza Maria, na Chã da Jaqueira, participou do workshop e aprovou a iniciativa. “Foi uma iniciativa muito proveitosa, pois englobou os vários segmentos que compõem uma escola”, destaca.