Maceió

Associação emite nota de apoio a militares que participaram de ocorrência em frente ao Fórum do Barro Duro

05/06/18 - 08h17
Reprodução / Vídeo

A Associação de Cabos e Soldados da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (ACS/AL) emitiu nota de apoio aos policiais militares que, na tarde dessa segunda (04), atenderam uma ocorrência no estacionamento do Fórum Estadual do Barro Duro, em Maceió. Após uma discussão com um funcionário da OAB, um dos militares do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) atirou na perna do homem.

A ocorrência gerou repercussão entre advogados e nas redes sociais, mas a ACS repudiou declarações como as que afirmaram que os policiais são despreparados.

"A ACS/AL não defende os abusos por parte dos nossos policiais, no entanto não faz julgamento com base em mera especulação, e com certeza, o caso será apurado conforme a lei. Se houve abuso, os policiais serão punidos, mas o que se defende é uma apuração dentro dos trâmites legais", afirma a nota.

Para a ACS, não cabe ao cidadão enfrentar a força pública de forma arbitrária. "É um absurdo entrar em vias de fatos com policiais devidamente fardados e em pleno exercício de sua atividade", diz.

O fato

Imagens enviadas à reportagem do TNH1, na tarde desta segunda, mostram o momento que o homem discute com dois militares do BPTran. José Geovane, que é funcionário da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas (OAB-AL), e um dos policiais chegam a se agredir fisicamente. Quando o jovem tenta fugir, é baleado na perna.

A vítima foi encaminhada pela polícia ao Hospital Geral do Estado (HGE). De acordo com o comandante do BPTran, major Felipe Lins, a guarnição notificava alguns veículos estacionados de forma irregular, o que motivou a discussão com o homem.