Maceió

Câmara de Maceió se filia à Uveal e fortalece movimento municipalista

Convênio entre os presidentes Kelmann Vieira e Fabiano Leão foi assinado na manhã desta segunda, na sede do Legislativo Municipal

02/04/18 - 13h59
Assessoria

A Câmara Municipal de Maceió passa, a partir desta segunda-feira (2), a integrar a União dos Vereadores de Alagoas (Uveal) como nova filiada. Convênio assinado entre os presidentes do Poder Legislativo municipal, Kelmann Vieira (PSDB), e o da Uveal, Fabiano Leão (MDB), assegura a participação da Câmara da capital na entidade representativa dos vereadores e o fortalecimento do movimento municipalista no Estado.

Para tanto, após assembleia que deliberou pela mudança e de análise e parecer jurídico, o estatuto da União dos Vereadores foi alterado, permitindo o ingresso da Câmara de Maceió, que reforçará o quadro de filiados e a atuação da entidade em Alagoas.

Fabiano Leão, que assumiu a presidência da Uveal em setembro do ano passado, destaca o empenho do vereador Kelmann Vieira para que o convênio fosse assegurado e disse que o diálogo foi fundamental. “Há muitos anos que a Câmara de Maceió não integrava os quadros da Uveal. Graças ao esforço do presidente Kelmann Vieira isso foi possível.  A Câmara de Maceió é a maior do Estado e com essa parceria vamos fortalecer mais o nosso trabalho parlamentar e o municipalismo”, ele afirma.

O primeiro secretário da Uveal, vereador por Chã Preta Victor Canuto (MDB) observa que a troca de experiência com os vereadores da capital será fundamental. “Os vereadores de Maceió têm essa grandeza e humildade ao mesmo tempo de se comparar a todos os demais vereadores do Estado. E neste sentido, o interesse do vereador Kelmann Vieira foi decisivo e contribuiu muito para esse momento”, ele afirma.

VEZ E VOZ - O presidente Kelmann Vieira destaca o momento ao reencontrar o amigo e conterrâneo de Arapiraca, Fabiano Leão, e diz que por ser a maior Câmara de Alagoas era importante essa reaproximação e sobretudo a participação. “A Uveal é uma entidade que congrega todos os vereadores e a integração entre eles significa o fortalecimento do Poder Legislativo municipal no Estado. A participação sempre deve ser de todos”, ele pontua.

Para Kelmann Vieira, “era inconcebível a Câmara de Maceió não participar de uma entidade tão importante como a Uveal. Então, o presidente Fabiano Leão nos procurou, o setor jurídico conversou e tiveram esse entendimento de mudar o estatuto, possibilitando que a Câmara de Maceió pudesse se filiar à Uveal e agora a gente ter mais um instrumento de discussão para que possamos fortalecer o nosso Poder Legislativo municipal. Para mim, é motivo de grande satisfação, receber o presidente da Uveal, o secretário, num ato simbólico mas que tem uma representatividade muito importante para todos nós. Com esse documento que estamos recebendo, vamos de uma vez por todas ter vez e voz na Uveal”, diz.