Maceió

Carnês de IPTU 2017 começaram a ser distribuídos; consulte o valor

23/01/17 - 11h01

Os carnês do IPTU 2017 já começaram a ser distribuídos pelos Correios para os contribuintes de Maceió, desde a última sexta-feira(20). Além de receber em casa, a população também conta com o acesso on line aos boletos, pelo site http://www.maceio.al.gov.br/smf/iptu-smf/.

De acordo com Lúcio Calheiros, auditor fiscal da Secretaria Municipal de Economia, houve antecipação na confecção dos carnês este ano, e a entrega inicia-se imediatamente.

“A previsão da Empresa de Correios e Telégrafos é concluir a entrega em meados de fevereiro. Vale ressaltar que o vencimento da cota única continua com a data prevista de pagamento que é 31 de março. Os contribuintes contam, ainda, com a comodidade de cadastrar o boleto em débito automático no Banco do Brasil ou na Caixa Econômica Federal”, explicou Lúcio.

Pra 2017, está mantido o desconto de 10% na cota única, ou se preferir, dividir o imposto em 10 parcelas. O reajuste este ano foi de 7,88%.

Segundo o secretário municipal de Economia, Fellipe Mamede, são mais de 220 mil carnês de IPTU gerados, o que cria uma expectativa de arrecadar um montante de R$106 milhões em 2017.

“O IPTU é um dos principais impostos do município e a arrecadação dele possibilita investimentos em diversas áreas como educação, saúde, infraestrutura e outras. É preciso que os contribuintes compreendam que o pagamento desse tributo representa investimentos para o desenvolvimento da cidade, ou seja, ele retorna diretamente em benefícios para todos”, destacou o secretário Mamede.

A cobrança do imposto é determinada pelo Art. 156 da Constituição.