Maceió

Condenadas, casas de 39 famílias são demolidas no Santo Amaro

19/04/18 - 10h26
TNH1 / Fernando Costa

Cláudia Jaqueline cresceu e construiu a vida na Grota do Santo Amaro. Em uma área de encosta, apesar do risco, ela construiu a própria casa, onde morou até o ano passado, quando as fortes chuvas de maio fizeram o imóvel ser condenado pela Defesa Civil.

Nesta manhã (19), com tristeza, acompanhou de perto a demolição do imóvel dela e de mais 38 famílias, pela Prefeitura de Maceió. A ação visa a segurança dos moradores, que hoje já estão em outros imóveis, mas não deixa de emocionar quem viveu no local.

"Lutei para construir, perdi minha saúde construindo a minha casa, mas isso aqui não é nada diante das vidas que se perderam, seis pessoas de uma família. Se eu pudesse comprar no alto, eu não estava beirando barreira", conta, emocionada.

As 39 casas condenadas na Grota do Santo Amaro devem estar todas demolidas até esta sexta (20). Representantes de secretarias municipais chegaram ao local por volta das 8h30 de hoje, com máquinas e equipamentos para derrubar os imóveis, porém, por conta do declive do terreno, as máquinas não conseguiram se aproximar.

O trabalho teve que ser iniciado manualmente, com marretas e outras ferramentas. O diretor do Convívio Social Adilson Bispo disse que os técnicos da Superintendência de Limpeza Urbana (Slum) avaliam de que forma podem dar auxílio às demolições com uma outra máquina.

Centenas de imóveis sob risco na Capital

Mais de 500 casas condenadas serão demolidas em toda a cidade de Maceió. "Em decorrência das fortes chuvas do ano passado, a Defesa Civil apontou a necessidade de retirada. Estamos fazendo as visitas aos locais para definir as casas demolidas, devidamente já ajustadas com as famílias e contempladas pela Prefeitura de Maceió", explicou o secretário de Segurança Comunitária e Convívio Social, Ivon Berto.

Além da Semscs, os órgãos municipais envolvidos na operação são Secretaria de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (Sedet), Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), Superintendência Municipal de Energia e Iluminação Pública (Sima), Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), Superintendência Municipal de Limpeza Urbana (Slum) e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Semds), por meio da Secretaria Especial de Defesa Civil. A Eletrobras também participa da ação.