Maceió

Crianças de escola municipal aprendem sobre cidadania fiscal

24/08/17 - 10h17

Cidadania fiscal é o tema da oficina que a Secretaria Municipal de Economia realiza nas escolas, quinzenalmente, por meio da parceria com o projeto Guarda Faz Escola, desenvolvido pela Prefeitura de Maceió. Nesta quarta-feira (24), foi a vez dos alunos da Escola Municipal José Correia Costa, na Serraria.

A oficina faz parte das ações do Programa de Educação Fiscal do Município e dissemina conhecimentos sobre o que são os tributos e qual sua função social e sensibiliza os alunos para o papel cidadão no cumprimento de seus direitos e deveres a fim de construir uma sociedade mais justa e melhor.

“Não é fácil falar sobre temas tão burocráticos e que muitas vezes são difíceis de serem compreendidos até entre adultos. Por isso, resumimos o conteúdo, explanamos por forma de brincadeiras, música e num formato participativo para atrairmos a atenção daqueles pequenos que hoje recebem esta semente para saberem dar bons frutos no futuro”, disse a facilitadora do programa de Educação Fiscal da Semec, Danielle Montenegro.

Cada participação, atinge cerca de 50 crianças. O Projeto Guarda Faz Escola é uma ação conjunta das Secretarias Municipais de Educação, Assistência Social, Economia, Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente, Turismo, Segurança Comunitária e Convívio Social, e Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária, além da Superintendência de Transporte e Trânsito.

Por meio de imagens, as crianças conferiram melhorias na cidade e receberam orientações sobre a importância de cuidar do patrimônio público.

O Programa de Educação Fiscal do município de Maceió tem como missão transformar  as gerações atual e futura, contribuindo para uma melhor compreensão quanto aos direitos e deveres do cidadão, por meio do incentivo à construção de uma consciência fiscal, onde cada indivíduo consegue compreender qual é o papel social dos tributos no desenvolvimento local e qual seu papel como agente transformador da sociedade.